Cuiabá, terça-feira, 30/04/2024
05:32:22
informe o texto

Notícias / Política

09/11/2022 às 15:48

Presidente da AL dá prazo para governo apresentar contraproposta à PEC dos Aposentados

Deputado afirmou que, se nada for apresentado neste período, PEC será colocada em votação

Da Redação - Eduarda Fernandes / Reportagem Local - Jardel P. Arruda

Presidente da AL dá prazo para governo apresentar contraproposta à PEC dos Aposentados

Foto: JL Siqueira / ALMT

Presidente da Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT), o deputado estadual Eduardo Botelho deu um ultimato ao governo do Estado. O parlamentar estabeleceu o mês de novembro como prazo limite para que o Executivo estadual apresente o estudo de impacto financeiro que pode causar o aumento da isenção para os aposentados e a contraproposta à PEC dos Aposentados. Caso contrário, a proposta será colocada novamente em tramitação.

A declaração foi feita durante a sessão ordinária desta quarta-feira (9). A isenção é prevista na Proposta de Emenda à Constituição (PEC) nº 7/2022, a ‘PEC dos Aposentados’, que tem como objetivo isentar de taxação os aposentados e pensionistas do estado com proventos que não ultrapassam o teto do regime geral, que é de R$ 7.087,22.

Após deputados defenderem um requerimento de convocação do secretário-chefe da Casa Civil, Rogério Gallo, e do diretor-presidente do MT Prev, Elliton Oliveira de Souza, Botelho leu um memorando encaminhado pelo deputado Dilmar Dal Bosco (União), o qual informa sobre um pedido de sobrestamento da PEC, sugerido por Gallo, até que seja concluída a conversa com o governo do Estado.

Botelho, no entanto, informou que só irá aguardar até este mês o envio da contraproposta. “Caso não venha até o final de novembro, nós vamos colocar a PEC em tramitação e em votação. Isso está combinado e acordado. Assunto encerrado até a vinda do secretário”, afirmou.

Deputados querem ouvir Gallo e o presidente do MT Prev na próxima quarta-feira (16), antes da sessão ordinária.

Ao final da sessão, à imprensa, Botelho reforçou a declaração. “O prazo é até final de novembro. [Esperamos] que ele [Gallo] mande uma proposta. Ele está dizendo que esse valor que está sendo proposto na PEC desconfigura totalmente tudo o que foi feito até agora para ter uma previdência autossustentável. Então ele que mande uma proposta que dê para contemplar os aposentados. E se ele não mandar, aí sim, já coloquei como condicionante que eu coloco para votar”.
Clique aqui, entre na comunidade de WhatsApp do Leiagora e receba notícias em tempo real.

Siga-nos no Twitter e acompanhe as notícias em primeira mão.


 

1 comentário

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

  • Letícia Moura 09/11/2022 às 00:00

    "Firmes na luta!" Cobramos celeridade , pelo fim do confisco de aposentados e pensionistas de MT.

 
Sitevip Internet