Cuiabá, sábado, 04/05/2024
14:03:32
informe o texto

Notícias / Política

10/11/2022 às 17:41

Sindimed relata descaso, atrasos de pagamento e falta de médicos na Saúde de Cuiabá

O presidente do Sindicato alega que o problema está no atraso do pagamento dos "penduricalhos", que muitas vezes, correspondem a mais de 50% do salário e ainda está em risco de ser cortado

Eloany Nascimento

Sindimed relata descaso, atrasos de pagamento e falta de médicos na Saúde de Cuiabá

Foto: Eloany Nascimento/Leiagora

O presidente do Sindicato dos Médicos de Mato Grosso (Sindimed-MT), Adeildo Martins de Lucena Filho, falou sobre o descaso, atrasos de pagamentos e falta de respeito por parte da Prefeitura de Cuiabá com os médicos do serviço de saúde. A reclamação foi realizada na tribuna livre da Câmara Municipal nesta quinta-feira (10).

Conforme o presidente, os médicos recebem além do salário, mais três benefícios, que são, inclusive colocar em holerites: prêmio saúde, plantão extra e o incentivo. Tudo isso é chamado de penduricalhos pelo próprio sindicalista. Estes valores são os que estão em atraso, e de acordo com Adeildo, muitas vezes correspondem a mais de 50% do salário. "Quando o prefeito fala que o salário tá em dia, realmente está, mas os penduricalhos  atrasam três meses ou até mais”, explicou. 

O atraso não é a única reclamação da categoria, segundo Adeildo as unidades de saúde estão com poucos médicos e por isso os profissionais precisam se desdobrar.

“Nós temos aí muitos buracos nas escalas. Agora mais ainda com a firma depois que assumiu, achatando mais o vencimento dos médicos. Já tivemos períodos que o plantão extra atrasou nove meses. Agora a prefeitura anunciou que vai cortar os penduricalhos, novamente mais uma intenção de fazer com que novos profissionais não entrem para achatar mais ainda o salário”, disse.

O representante dos médicos apresentou essas reclamações aos parlamentares na Câmara de Cuiabá a convite da vereadora Maysa Leão (Republicanos). “Nós temos hoje um problema crônico, Cuiabá não tem médicos. Hoje os pacientes chegam nas unidades de saúde e não são atendidos por falta de profissionais e a gente vê a Secretaria, o prefeito Emanuel Pinheiro e outros membros da base dizendo que eles são preguiçosos e que eles não comparecem ao trabalho. Uma falta de respeito! Além do salário ínfimo, inferior a R$ 5 mil e que não é adequado, fazendo eles ficarem refém dos penduricalhos”, disse Maysa indignada com a situação.

Um Comunicado Interno (CI) realizado por médicos de uma das unidades de saúde de Cuiabá relatou que além desses atrasos e reclamações, os profissionais e pacientes estão sofrendo com falta de insumos básicos como luvas, álcool, esparadrapos, soro fisiológico, medicamentos, entre outros.

“Essa situação está ficando cada vez mais insustentável, não tem como nós prestarmos um serviço em sua excelência se não tem o material, nem amparo possível. Por isso pedimos que as medidas cabíveis sejam tomadas, para o bem da população que necessita do atendimento", diz trecho do documento enviado pelos médicos.

Segundo Maysa a denúncia será encaminhada para órgão competentes. “Nós vamos complementar as reclamações do Sindimed junto ao relatório com vários documentos, holerites e Comunicados Internos e vamos encaminhar para o Ministério Público de Contas (MPC) e ao Ministério Público do Estado (MPE) e vamos acompanhar todo esse julgamento”, finalizou.

A Secretaria Municipal de Saúde se pronunciou em nota, confira na íntegra:

-Em relação aos pagamentos da empresa terceirizada de médicos que atuam em UPAs e Policlínicas, a Secretaria possuía apenas uma nota fiscal para pagar, referente ao mês de outubro, porque houve alguns apontamentos no processo. Este pagamento foi realizado no dia 08 de novembro. Não há débitos com a empresa.

-O pagamento dos médicos é responsabilidade da empresa terceirizada. 

-Conforme amplamente divulgado na imprensa, o concurso público da Secretaria Municipal da Saúde está com as inscrições abertas até o dia 21 de novembro e as provas serão realizadas em 29 de janeiro de 2023. 

-A Secretaria Municipal de Saúde vem cumprindo à risca todas as decisões judiciais, já tendo inclusive feito o distrato de todos os profissionais contratados.
Clique aqui, entre na comunidade de WhatsApp do Leiagora e receba notícias em tempo real.

Siga-nos no Twitter e acompanhe as notícias em primeira mão.


 

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet