Cuiabá, domingo, 28/04/2024
04:21:36
informe o texto

Notícias / Política

14/11/2022 às 16:30

Mauro estuda diálogo com presidente eleito para estudar mudanças no Código Florestal Brasileiro

A fala foi feita logo após discurso na COP-27 que acontece no Egito

Paulo Henrique Fanaia

Mauro estuda diálogo com presidente eleito para estudar mudanças no Código Florestal Brasileiro

Foto: Reprodução Instagram

Logo após discurso na 27ª Conferência da ONU sobre Mudanças Climáticas (COP-27), o governador Mauro Mendes (União) garantiu à imprensa internacional que a partir de 2023 irá conversar com o presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT) sobre possíveis mudanças no Código Florestal Brasileiro. Sem adiantar quais seriam tais alterações na lei, Mauro afirmou que a conversa com o novo presidente será balizada na Constituição Federal, a lei maior do país.
 
“Quando se elege para um cargo público, principalmente para um cargo executivo, sua baliza é a Constituição Federal e as leis brasileiras. Em nosso país temos um Código Florestal aprovado há quase uma década que é, sem dúvida alguma, uma das leis ambientais mais protecionistas que existe ao redor do planeta. Se nós já temos isso, a minha baliza nesse diálogo com o presidente Lula será o Código Florestal Brasileiro", afirmou Mendes, completando que qualquer cidadão pode discutir mudanças nas leis.

O governador ainda garante que tem respeitado "milimetricamente" o que no Código Florestal e assim irá conduzir a relação e diálogo com o governo Federal. As declarações foram feitas na manhã desta segunda-feira (14) durante painel de discussão da COP-27 que acontece em Sharm El Sheik, no Egito.
 
Por ser um dos maiores produtores de alimentos e de grãos do país, Mato Grosso tem sido protagonista nas discussões sobre preservação ambiental, economia de importações, economia sustentável e mudanças climáticas. Além disso tudo, tramita em Brasília um projeto de lei que discute uma possível retirada do estado da Amazônia Legal, o que o governador afirma ser contra, mesmo antes das eleições deste ano.
 
Além de destacar que Mato Grosso preserva cerca de 62% do território, Mauro ainda disse que o estado é um dos que mais aplica a legislação ambiental quanto ao combate de crimes de desmatamento e queimadas ilegais.
 
Sobre Lula e o novo Governo Federal, Mauro comparou o presidente eleito com a primeira vez que ele conquistou o cargo em Mato Grosso. De acordo com o chefe do Palácio Paiaguás, quando ele se elegeu pela primeira vez em 2018, teve apoio de apenas 15 prefeitos no estado, desta vez, ele se reelegeu com o apoio de 140 prefeitos.
 
Mauro disse que espera que nos próximos quatro anos, Lula também conquiste o apoio de todos. “A eleição já terminou. Quando eu ganhei pela primeira vez, 15 prefeitos me apoiaram. Nessa reeleição tive apoio de 140 prefeitos. Espero que daqui um tempo Lula possa ter apoio de todos e não somente daqueles que o elegeram”, disse o governador.
Clique aqui, entre na comunidade de WhatsApp do Leiagora e receba notícias em tempo real.

Siga-nos no Twitter e acompanhe as notícias em primeira mão.


 

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet