Cuiabá, domingo, 28/04/2024
06:06:22
informe o texto

Notícias / Eleições

17/11/2022 às 13:41

Fávaro participa de 1ª reunião de trabalho da transição; grupo tem este mês para apresentar relatórios

Senador ressaltou que atualmente os anseios do setor produtivo são diferentes do que eram há 20 anos e que a intenção é dar um outro salto de qualidade na produção agrícola brasileira

Leiagora

Fávaro participa de 1ª reunião de trabalho da transição; grupo tem este mês para apresentar relatórios

Foto: Assessoria

Oficializado como integrante da equipe de transição do presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT), o senador Carlos Fávaro (PSD) e os demais integrantes do grupo técnico da Agricultura correm contra o tempo para fazer todos os levantamentos necessários.

Isso, porque eles deverão apresentar até o dia 12 de dezembro um total de três relatórios. O congressista de Mato Grosso participou, nesta quinta-feira (17), da primeira reunião de trabalho voltada para a elaboração destes documentos, que nortearão as políticas públicas a serem implementadas pelo presidente eleito a partir de janeiro de 2023.

Além da reunião com o grupo técnico, Fávaro, ao lado do deputado federal Neri Geller (PP), que também integra o grupo voltado para agricultura, se reuniu com o atual ministro da Agricultura, Marcos Montes.

Dos três relatórios, dois devem ser apresentados até o dia 30 de novembro. “É um tempo bastante curto, temos muito trabalho a fazer. Nestes 2 relatórios teremos, de forma detalhada, como estão as políticas públicas para cada setor e qual seria o organograma proposto para cada ministério. Por fim, no dia 12 de dezembro, apresentaremos uma proposta de políticas públicas, sempre vinculadas com os compromissos firmados pelo presidente Lula durante a campanha”, explicou o senador.

Fávaro ressaltou que atualmente os anseios do setor produtivo são diferentes do que eram há 20 anos, quando Lula foi eleito presidente pela primeira vez, e que a intenção é dar um outro salto de qualidade na produção agrícola brasileira.

“Vou dar dois exemplos. Naquele tempo, faltava energia elétrica em grande parte das propriedades e o presidente Lula criou o Luz para Todos. Hoje, ele pode ser o ‘pai’ do Internet para Todos, levando conectividade de forma bastante eficiente ao campo. Outro ponto, este voltado para a sustentabilidade, é a possibilidade de um financiamento para a conversão de pastagens em áreas agricultáveis”, disse.

Os receios de parte do setor produtivo como a de uma eventual insegurança jurídica ou até mesmo da taxação das exportações não se justificam, ressaltou o parlamentar.

“Isso faz parte de uma retórica que é derrubada com o que foram os 8 anos do governo Lula. Tivemos uma gestão voltada para os investimentos, para a modernização da nossa produção, para a implementação da industrialização e será assim a partir do ano que vem”, completou.
 
Mato Grosso conta com três representantes na equipe de transição. Além de Fávaro e Neri, faz parte do grupo a deputada federal Rosa Neide (PT), que atua na Educação.

“Isso representa duas coisas. Primeiro, o reconhecimento ao nosso papel durante a campanha e, em segundo lugar, o atendimento por parte do presidente Lula, do vice-presidente Geraldo Alckmin, dos anseios da população mato-grossense, que certamente serão atendidos”, finalizou o senador.

 
Com assessoria
Clique aqui, entre na comunidade de WhatsApp do Leiagora e receba notícias em tempo real.

Siga-nos no Twitter e acompanhe as notícias em primeira mão.


 

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet