Cuiabá, sábado, 27/04/2024
23:53:20
informe o texto

Notícias / Política

18/11/2022 às 09:41

Deputado cobra implantação gradativa da municipalização do ensino fundamental

De acordo com Pivetta, será solicitado um novo estudo com a equipe técnica da Seduc para fazer uma avaliação sobre a situação de Rondonópolis

Leiagora

Deputado cobra implantação gradativa da municipalização do ensino fundamental

Foto: Henrique Pimenta

O deputado estadual Thiago Silva (MDB) reuniu com o governador em exercício, Otaviano Pivetta (Republicanos), para tratar sobre a falta de discussão com a comunidade escolar em relação à municipalização dos anos iniciais do ensino fundamental na rede pública de educação, conforme o Decreto Estadual de n° 723/2020.

“Os pais não são contra o Decreto do Estado. A questão é que eles não estão preparados em relação à distância, onde a escola pode chegar de 6 a 10 km de suas casas. Em Rondonópolis, os pais tiveram a confirmação da DRE (Diretoria Regional de Educação de Rondonópolis) e Secretaria Municipal de Educação que no próximo ano será feita toda a programação e cronograma, sendo que o decreto do governo estipulou até o ano de 2027”, explicou o parlamentar. 

A reunião ocorreu 
na quarta-feira (16), no Palácio Paiaguás, em Cuiabá.

Thiago Silva acrescenta que outra queixa apontada pelos pais é a questão de filhos saírem da unidade escolar que já estão habituados e o rendimento do aprendizado ser prejudicado com a mudança de ambiente.

“Encontrei com pais e responsáveis de alunos, em manisfestação realizada na Praça Brasil, em Rondonópolis, e deparei com uma grande preocupação por parte deles. A questão é que o município e o Estado querem redimensionar todos os estudantes das turmas dos anos iniciais para outras escolas já em 2023 e não de forma gradativa”, diz.

Estudo

De acordo com Pivetta, será solicitado um novo estudo com a equipe técnica da Secretaria de Educação de Mato Grosso (Seduc) para fazer uma avaliação e, assim, o Estado chegar a uma decisão junto com à prefeitura, já que a proposta tem gerado transtorno aos pais e responsáveis de alunos, como, também, para toda a comunidade escolar. 

A empresária de Rondonópolis Neusa Novais da Rocha, conhecida por Neuzinha, que também estava na reunião com o parlamentar, citou a Escola Estadual Odorico Leocádio da Rosa, localizada no município, que possui cerca de 400 alunos do ensino fundamental, mas não tem outra unidade escolar próxima para redimensionar os estudantes. 

“Esse é o nosso objetivo, contribuir com a educação para manter a ordem e a qualidade e excelência que nossos jovens merecem. Além da Odorico, podemos citar também o caso do Colégio La Salle, as Escolas Estaduais Sagrado Coração e São José Operário de Rondonópolis que têm os melhores Índices de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) e a nossa luta, neste momento, é que o governador nos dê um retorno em breve e continuaremos o nosso trabalho em busca da qualidade do ensino em nosso Estado”, finalizou o deputado.

 
Com assessoria
Clique aqui, entre na comunidade de WhatsApp do Leiagora e receba notícias em tempo real.

Siga-nos no Twitter e acompanhe as notícias em primeira mão.


 

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet