Cuiabá, sábado, 27/04/2024
01:27:51
informe o texto

Notícias / Geral

25/11/2022 às 11:10

Cuiabá estuda voltar a recomendar uso de máscara de proteção facial

A informação é do diretor da Defesa Civil da Capital, José Pedro Zanetti

Da Redação - Eduarda Fernandes / Reportagem Local - Paulo Henrique Fanaia

Cuiabá estuda voltar a recomendar uso de máscara de proteção facial

Foto: Luiz Alves / Prefeitura de Cuiabá

A Prefeitura de Cuiabá estuda a possibilidade de voltar a recomendar o uso de máscara de proteção facial, como forma de tentar frear o aumento de casos de covid-19 registrado nas últimas semanas. A informação é do diretor da Defesa Civil da Capital, José Pedro Zanetti.

“É provável que se volte algumas restrições, talvez uso de máscaras. Estamos aguardando a decisão do nosso prefeito por enquanto para entrar na campanha novamente e ajudar no que for possível”.

A recomendação é avaliada desde a semana passada e, segundo Zanetti, ainda neste final de semana alguma decisão pode ser anunciada. “Nós já temos várias cidades, algumas capitais com restrição, uso de máscara em local público, em transporte urbano, onde há grande fluxo de pessoas. Então pode ser que a gente venha a ter isso daí”.

Máscara em voos

A partir desta sexta-feira (25), o uso de máscaras de proteção facial volta a ser obrigatório em aviões, aeroportos, meios de transporte e outros estabelecimentos localizados na área dos terminais. A decisão foi tomada pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) no início desta semana, visando a reduzir o risco de contágio de covid-19, diante do aumento expressivo de casos da doença nas últimas semanas.

Zanetti avalia positivamente a decisão. “Onde você tem uma aglomeração de pessoas e um ambiente restrito. Então em certas situações é interessante que se uso, mesmo que não tenha a obrigatoriedade. É uma maneira a mais de evitar o contágio”, comenta.

Estado já recomendou

Nessa quinta (24), o Centro de Operações de Emergência em Saúde Pública (COE-MT) recomendou o retorno do uso das máscaras para pessoas com sintomas gripais e crianças de 5 a 11 anos em ambiente escolar. A orientação também vale para ambientes fechados com aglomeração ou de ventilação prejudicada.

“É um momento de precaução e cuidado, em que as medidas de biossegurança voltam a ser importantes para a contenção da disseminação do vírus. É importante usar a máscara em situações específicas e estar com a vacinação em dia”, disse a secretária de Estado de Saúde, Kelluby de Oliveira.  

A orientação ocorre no momento em que foi confirmada a circulação da subvariante da ômicron B.Q.1 em Mato Grosso e na medida em que aumenta o número de novos casos da doença em todo o Brasil. 


 
Clique aqui, entre na comunidade de WhatsApp do Leiagora e receba notícias em tempo real.

Siga-nos no Twitter e acompanhe as notícias em primeira mão.


 

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet