Cuiabá, sábado, 27/04/2024
02:01:03
informe o texto

Notícias / Geral

29/11/2022 às 14:00

SES irá notificar municípios de MT sobre recomendação de uso de máscaras

A recomendação, conforme a secretaria Kelluby de Oliveira, será feita por meio de uma notificação, a qual deverá ser encaminhada aos prefeitos e aos secretários de saúde de todas as cidades do Estado

Da Redação - Kamila Arruda / Da Reportagem Local - Jardel P. Arruda

SES irá notificar municípios de MT sobre recomendação de uso de máscaras

Foto: Marcos Vergueiro/Secom-MT

A Secretaria de Estado de Saúde (SES-MT) irá enviar notificação aos 141 municípios informando da recomendação sobre o retorno da obrigatoriedade do uso de máscaras de proteção, como forma de prevenir a proliferação da covid-19 no Estado. A notificação deverá ser encaminhada aos prefeitos e aos secretários de Saúde de todas as cidades do Estado, contendo a decisão tomada pelo Centro de Operações de Emergência em Saúde Pública (COE-MT) na semana passada. A informação é da secretária estadual de Saúde, Kelluby de Oliveira.

A integrante do primeiro escalão estadual, contudo, ressalta que trata-se apenas de uma recomendação, uma vez que a decisão deverá ser tomada de forma individual por cada município.

“Nós fizemos essa reunião de urgência, e o COE fez essa recomendação. Frisando que é uma recomendação e não uma determinação, porque a competência é dos municípios. Então, cabe ao município, considerando que realmente houve um quantitativo de casos, que os leitos estão munimos, cabe eles avaliar e determinar a volta do uso da máscara ou não”, enfatizou.

Leia também - COE recomenda retorno do uso de máscaras para crianças e pessoas com sintomas gripais

Na notificação, a Secretaria de Saúde ainda irá pedir que as cidades intensifiquem as campanhas de vacinação, para evitar que uma nova onda chegue em Mato Grosso.

“A Secretaria pretende fazer uma notificação aos 141 municípios pedindo essa ajuda, passando formalmente essa recomendação, embora o Coseme, que é o Conselho dos Municípios, participe do COE, vamos fazer isso formalmente e solicitar que eles nos ajudem nisso, uma vez que a competência é dos municípios”, finalizou.
Clique aqui, entre na comunidade de WhatsApp do Leiagora e receba notícias em tempo real.

Siga-nos no Twitter e acompanhe as notícias em primeira mão.


 

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet