Cuiabá, domingo, 28/04/2024
20:41:13
informe o texto

Notícias / Esporte

01/12/2022 às 11:06

Campeã mundial de Muay Thai retorna projeto voltado para crianças em Cuiabá

Inaleia Ferreira busca forma de preparar nova geração para vida

Jardel P. Arruda

Tirar crianças da rua e ensinar disciplina, treinar o corpo e mente, desenvolvendo espírito de grupo e a determinação individual da garotada. Essas são algumas das várias metas do projeto Filhos Campeões, liderado pela campeã mundial de muay thai Inaleia Ferreira, programado para ser retomado em janeiro de 2023, após pausa devido a pandemia de covid-19. 

Um total de 60 crianças da Região do Paiaguás, em Cuiabá, serão beneficiadas com aulas de muay thai no contraturno do horário escolar. Frequência nas aulas, bom comportamento em casa e resultados positivos no colégio são exigidos para as crianças poderem participar.

“No nosso bairro as crianças ficam muito na rua. Os pais precisam trabalhar, então eles ficam na rua soltando pipa, sem nenhum adulto supervisionando, sem ninguém cuidando. Queremos tirar essas crianças da rua, dar uma nova perspectiva de futuro, preparar elas não só para o esporte, mas para a vida”, afirma Inaleia Ferreira.

O projeto surgiu em 2020, quando Inaleia, foi inspirada por uma criança de 7 anos que ficava sentada onde pudesse acompanhar os treinos abertos realizados no Parque das Águas. Ali, a campeã mundial buscou uma iluminação e encontrou: “Busquei Deus em oração e ele me falou ‘ensina minhas criancinhas’”.

Na primeira edição do projeto, 28 crianças foram atendidas. Elas treinavam muay thai 3 vezes por semana, de manhã ou à tarde, no contraturno da escola. 



“O que mais impacta é ver a vontade, o brilho nos olhos das crianças quando encontramos elas. Isso é muito gratificante. É isso que nos moviva”, conta Inaleia. O resultado foi a melhora no convívio familiar, melhores notas na escola, além da melhora na saúde física e mental das crianças. 

Entretanto, a pandemia de covid-19 e a falta de recurso fizeram com que as atividades fossem suspensas temporariamente. Agora, através do Instituto SAGEP e por meio da Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso, as atividades irão retornar em janeiro, com ampliação das modalidades oferecidas às crianças e mais equipamentos para atendê-los. “Meu sonho é tornar isso um projeto permanente para melhorar a vida dessas crianças”, concluiu Inaleia.

Clique aqui, entre na comunidade de WhatsApp do Leiagora e receba notícias em tempo real.

Siga-nos no Twitter e acompanhe as notícias em primeira mão.


 

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet