A Polícia Federal cumpre, na manhã desta quinta-feira (15), 20 mandados de busca e apreensão em Mato Grosso expedidos pelo Supremo Tribunal Federal (STF), em investigação que tramita na Corte Suprema acerca dos bloqueios de rodovias realizados após a proclamação do resultado das Eleições Gerais de 2022. Ao todo, a PF cumpre 81 mandados em sete estados do Brasil, sendo que Mato Grosso é o estado com o maior número.
A operação foi autorizada pelo ministro do STF e presidente do Tribunal Superior Eleitoral, Alexandre de Moraes. Além de Mato Grosso, as medidas estão sendo cumpridas nos estados do Acre (9 mandados), Amazonas (2 mandados), Rondônia (1 mandado), Mato Grosso do Sul (17 mandados), Paraná (16 mandados), Santa Catarina (15 mandados) e no Distrito Federal (1 mandado), em face de pessoas físicas e jurídicas identificadas pelas forças federais e locais de Segurança Pública.
Dentre as medidas, há também ordens de bloqueio de contas e de quebra de sigilo bancários dos investigados. Os nomes dos alvos da operação ainda não foram divulgados, bem como não há divulgação do número de mandados cumpridos em Mato Grosso.
Em novembro deste ano, o ministro Alexandre de Moraes já havia determinado o bloqueio de bens de 43 empresas e pessoas suspeitas de financiar os bloqueios de estradas, sendo que a maioria delas é de Mato Grosso.