Cuiabá, segunda-feira, 29/04/2024
02:20:46
informe o texto

Notícias / Polícia

23/12/2022 às 17:45

PRF alerta para riscos associados à alteração do sistema de suspensão veicular

Um caminhão com alteração no sistema de suspensão foi abordado e autuado nesta semana em Comodoro

Leiagora

PRF alerta para riscos associados à alteração do sistema de suspensão veicular

Foto: PRF - MT

Uma equipe da Polícia Rodoviária Federal (PRF) abordou um caminhão com alteração no sistema de suspensão, a chamada suspensão arqueada, durante uma fiscalização de rotina na BR 174, em Comodoro (631 km de Cuiabá). O condutor informou ter comprado o veículo com as alterações, bem como informou saber da proibição de tal alteração.
 
Com isso, a equipe realizou as medições e constatou o resultado de 60mm de elevação ultrapassando o limite de 10mm  permitido em lei, constatando a infração.

A lei permite que caminhões sejam elevados em até 2 graus. Ou seja, 3,5 centímetros por metro de comprimento. Além disso, as lanternas traseiras não podem estar 1,20 metros acima do piso.

Este tipo de alteração aumenta a chance de acidentes graves. A elevação dos eixos traseiros de um caminhão causa um impacto considerável na estabilidade do veículo, pois os eixos dianteiros ficam sobrecarregados com a transferência de peso, o que pode causar avarias quando as rodas cruzam desníveis ou buracos na pista e aumentam o risco de tombamento em curvas, além do mais, o para-choque traseiro deixa de exercer seu papel por estar mais alto, assim, o risco de prejuízos maiores em colisões aumenta.

Até os próprios caminhoneiros ficam diretamente mais expostos ao perigo, uma vez que, no caso de uma frenagem forte e inesperada, a elevação traseira enfatiza o deslocamento da carga para a frente, em direção à cabine.
 
Com assessoria
Clique aqui, entre na comunidade de WhatsApp do Leiagora e receba notícias em tempo real.

Siga-nos no Twitter e acompanhe as notícias em primeira mão.


 

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet