Cuiabá, domingo, 28/04/2024
23:53:33
informe o texto

Notícias / Esporte

27/12/2022 às 17:32

Secel divulga pré-calendário dos eventos esportivos de 2023

A programação busca envolver atletas de várias idades e de todos os municípios do Estado

Leiagora

Secel divulga pré-calendário dos eventos esportivos de 2023

Foto: Kácio Henrique

A Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer (Secel-MT) divulgou o pré-calendário de eventos esportivos a serem realizados em Mato Grosso no próximo ano. Com competições escolares, adultas e paradesportivas, a programação busca envolver atletas de todos os municípios do Estado. Confira aqui o pré-calendário 2023.

Para o titular da Secel, Jefferson Carvalho Neves, a realização de eventos regionais e estaduais possibilita que os atletas mato-grossenses tenham a oportunidade de melhorarem o rendimento e de participarem de eventos nacionais.

“Uma das nossas metas é aumentar a participação dos atletas mato-grossenses em competições de alto nível tanto nacionais, quanto internacionais. Nos últimos anos, conquistamos grandes resultados em esportes individuais e coletivos, e nos orgulhamos em poder contribuir com os nossos atletas”, destaca Jefferson.

Tanto a programação dos Jogos Escolares e Estudantis e quanto a dos Jogos Escolares Militares foram validadas pela Secretaria de Estado de Educação (Seduc).

O calendário oficial, com as sedes dos jogos, está previsto para ser publicado até 20 de fevereiro de 2023. Para isso, os municípios têm até o dia 31 de janeiro para protocolar a manifestação de interesse em sediar os Jogos Escolares e Estudantis (etapas regionais e estadual), Jogos Abertos Regionais Mato-Grossenses e Jogos Abertos Mato-Grossenses.

Eventos escolares mato-grossenses

A etapa regional dos Jogos Escolares e Estudantis, categorias 12 a 14 anos e 15 a 17 anos, começa em 21 de abril e termina em 05 de julho. Abrangendo as modalidades coletivas de basquete, futsal, handebol e vôlei, as competições serão realizadas por Regiões: Norte, Noroeste, Sudoeste, Oeste, Nordeste, Leste, Centro Norte, Sul, Sudeste e Médio Norte, conforme o mapa disponível aqui.

As equipes vencedoras por região de cada modalidade e gênero disputam a etapa estadual dos Jogos Escolares e Estudantis a partir do final do mês de julho. A competição estadual da categoria 15 a 17 anos deve ocorrer de 21 a 27 de julho, e a da categoria 12 a 14 anos, de 30 de julho a 05 de agosto.

Já as competições escolares das modalidades individuais estão previstas para 13 a 17 de julho. Envolvendo as categorias 12 a 14 anos e 15 a 17 anos, as modalidades individuais incluem atletismo, judô, karatê, natação, tênis de mesa, wrestling, dentre outras.

A 2ª edição dos Jogos Escolares Militares de Mato Grosso será realizada de 13 a 19 de agosto. A primeira edição foi realizada em agosto de 2022, em Cuiabá, e reuniu 1.400 alunos das 22 escolas militares estaduais Tiradentes e Dom Pedro.

Jogos Abertos

A novidade para 2023 é a realização dos Jogos Abertos Regionais Mato-Grossenses. Com disputas de diversas modalidades coletivas, os jogos serão realizados por Região. As etapas Sul/Sudeste, Oeste/Sudoeste serão realizadas de 21 a 24 de setembro. As etapas Centro Norte/Norte e Médio Norte/Noroeste devem ocorrer de 05 a 08 de outubro. E a etapa Leste/Nordeste será realizada de 19 a 22 de outubro.

A Etapa Estadual dos Jogos Abertos Mato-Grossenses 2023 será realizada nos meses de novembro e dezembro, reunindo equipes femininas e masculinas da categoria adulta, em modalidades de esporte coletivo e individual.

Eventos paralímpicos estaduais

Os Jogos Estaduais Paralímpicos estão previstos para ocorrerem em agosto. Dentro da programação estadual, tem ainda o “Dia D do Atleta Paralímpico”, que será realizado em Cuiabá, no mês de setembro.

Eventos especiais

Em outubro será realizado o Festival das Crianças, em comemoração ao dia das Crianças e os Jogos dos Servidores Públicos Estaduais, em comemoração ao Dia do Servidor Público.

Eventos escolares nacionais

Os Jogos da Juventude 2023 serão realizados em Ribeirão Preto (SP), de 02 a 17 de setembro. O evento que é organizado pelo Comitê Olímpico do Brasil (COB) oferece suporte para as modalidades olímpicas através de ações em prol da formação de atletas jovens e profissionais do esporte.

Já as Paralimpíadas Escolares devem ocorrer em novembro, em São Paulo (SP). O evento é organizado pelo Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB). Na edição 2022, a Delegação Paralímpica de Mato Grosso contou com 42 integrantes.

A data de realização da etapa nacional dos Jogos Escolares Brasileiros (JEB’s) ainda será definida. O evento é realizado pela Confederação Brasileira do Desporto Escolar (CBDE). Na edição de 2022, a delegação mato-grossense conquistou 40 medalhas em diferentes modalidades, distribuídas nas séries Ouro, Prata, Bronze e Cobre.

 
Secel
Clique aqui, entre na comunidade de WhatsApp do Leiagora e receba notícias em tempo real.

Siga-nos no Twitter e acompanhe as notícias em primeira mão.


 

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet