Cuiabá, domingo, 28/04/2024
06:48:12
informe o texto

Notícias / Política

29/12/2022 às 15:14

Fávaro diz que prioridades são combate à fome e retomada das boas relações com mercado externo

Futuro ministro afirma que é preciso ter mais diálogo com União Europeia, EUA, China e América do Sul

Jardel P. Arruda

Fávaro diz que prioridades são combate à fome e retomada das boas relações com mercado externo

Foto: Da Assessoria

Após ser anunciado como futuro ministro da Agricultura e da Pecuária, o senador Carlos Fávaro (PSD) elencou a produção de alimentos para o combate à fome no Brasil e o uso de uma produção sustentável para retomar o bom relacionamento com o mercado internacional como prioridades da gestão. 

“Os dois papéis fundamentais que o presidente Lula quer: primeiro ter abundância de alimento para matar a fome dos brasileiros; segundo ter produção sustentável, para que possamos vender para o mundo e melhorar a economia brasileira”, disse Carlos Fávaro, na primeira entrevista após ser anunciado como ministro, nesta quinta-feira (29).

De acordo com ele, é preciso recuperar a credibilidade do agronegócio brasileiro, passar a imagem de um país que não desmata ilegalmente e capaz de conciliar a produção com o meio ambiente. Com isso, ele avalia ser possível usar a habilidade do presidente eleito, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), de negociar com outros países, para melhorar as relações internacionais. 

O Brasil tem sido criticado em nível mundial devido às atuais políticas ambientais e tem recebido ameaças da União Europeia de boicote. Por outro lado, as relações com a China e os Estados Unidos pioraram devido a questões político-ideológicas.

“Vamos retomar relações com União Europeia, retomar boas relações com a China, não tem como ser diferente, retomar as boas relações com Estados Unidos, com a América do Sul. Estamos virados de costas para Venezuela que é uma grande oportunidade, inclusive de troca de produtor por fertilizantes, eles são grandes produtores de fosfato e nós vimos os risco que passamos por conta da guerra”, disse o senador.
Clique aqui, entre na comunidade de WhatsApp do Leiagora e receba notícias em tempo real.

Siga-nos no Twitter e acompanhe as notícias em primeira mão.


 

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet