Cuiabá, sábado, 27/04/2024
23:22:04
informe o texto

Notícias / Política

30/12/2022 às 08:03

Presença do União Brasil na gestão Lula pavimenta caminho para aproximação de Mauro Mendes

Governador liderou campanha de Jair Bolsonaro no 2ª turno das eleições em MT

Jardel P. Arruda

A participação do União Brasil na futura gestão do presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT) com três ministérios e a confirmação de que o partido não fará oposição sistemática, mantendo, no mínimo, a postura de independência, pavimenta um caminho para uma eventual aproximação entre o governador Mauro Mendes (União) com a gestão federal.

A aproximação será útil caso a futura gestão federal mostrar um bom desempenho e consiga desenvolver grandes programas, como foi o caso do Minha Casa Minha Vida, na antiga gestão Lula, e que vem sendo colocado como uma das prioridades do próximo governo. 

O afastamento

Depois de um apoio suave no primeiro turno, o governador reeleito Mauro Mendes liderou um grupo suprapartidário que fez campanha pelo presidente Jair Bolsonaro (PL) no segundo turno. Mendes chegou a ser alvo de polêmica ao ser acusado de ensinar pastores a produzirem fakenews contra o candidato do PT.
E após as eleições, Mauro afirmou que Mato Grosso tinha forças para caminhar sozinho. Os dois deputados federais eleitos pela sigla em Mato Grosso, Fabio Garcia e coronel Assis, reforçaram um posicionamento de oposição. “Serei resistência,” disse Garcia, em várias entrevistas.

Contudo, as articulações feitas em Brasília tendem a pavimentar um caminho para aproximar todos. Lula indicou membros do União Brasil para os ministérios da Integração, Turismo e Comunicações. Apesar das escolhas terem desagradado parte da bancada federal do partido, Luciano Bivar, presidente do União, demonstrou que irá apoiar o petista em pautas importantes.

“Não significa que o partido está na oposição, o partido tem suas convicções e vai remar todas as vezes em que o governo estiver a favor do povo brasileiro o União vai estar junto. Não vai ter oposição sistemática, nada disso”, disse Bivar.

Passo a passo

Como o União Brasil colocou “somente um pé” na gestão Lula, os dois deputados federais eleitos pelo partido em Mato Grosso poderão manter o discurso de oposição ao PT, a princípio. Assis, que é policial militar e tem como base eleitoral um forte discurso de direita, deve se posicionar contrário à gestão Federal em pautas envolvendo segurança pública e direitos humanos, enquanto Fábio Garcia, com discurso liberal, deve se por contrário a qualquer tipo de aumento de imposto ou fortalecimento da máquina pública.

Contudo, em votações chaves, como esperado da Reforma Tributária, poderá ser escrita a aproximação dos dois parlamentares com a gestão, se houver interesse dos parlamentares e do governador Mauro Mendes. Nenhuma aproximação deverá acontecer de maneira apressada, porque poderia irritar as bases eleitorais dos três, os quais fizeram campanhas bolsonaristas.
Clique aqui, entre na comunidade de WhatsApp do Leiagora e receba notícias em tempo real.

Siga-nos no Twitter e acompanhe as notícias em primeira mão.


 

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet