Cuiabá, domingo, 28/04/2024
11:03:51
informe o texto

Notícias / Polícia

21/01/2023 às 16:47

Fotos | Thays deixou de viver ainda em vida ao ser perseguida e ameaçada constantemente por Carlos

Carlos era manipulador, perseguidor e possessivo com Thays ao longo do relacionamento que foi de idas e vindas. O Leiagora ainda teve acesso a fotos de um dia de fúria do assassino

Paulo Henrique Fanaia

Fotos | Thays deixou de viver ainda em vida ao ser perseguida e ameaçada constantemente por Carlos

Foto: Reprodução

“Ela sofreu muito. Dizemos que morreu em vida”, essa fala é de Thyago Machado, irmão da servidora pública Thays Machado, brutalmente assassinada aos 44 anos pelo ex-companheiro Carlos Alberto Gomes Bezerra. Ela viveu os últimos anos em um relacionamento abusivo e sofria com a violência psicológica praticada pelo ex. Apesar dos inúmeros abusos, a advogada nunca admitiu à família ter sido agredida fisicamente pelo filho do deputado federal Carlos Bezerra. 

Em uma das inúmeras vezes em que Thays tentou terminar o relacionamento com o assassino, Carlos invadiu o apartamento de Thays e com golpes violentos conseguiu quebrar a porta da sala que estava trancada. O fato aconteceu em agosto de 2020, um dia depois de Thays tentar, por mais de  uma vez, terminar o relacionamento com Carlos Alberto.

Por pedidos da família, Thays achou melhor instalar na porta do apartamento uma tranca a mais para impedir que o ex arrombasse a porta. Porém, mesmo com uma tranca tetra, Carlos Alberto foi capaz de invadir o apartamento e ameaçar a mulher na frente da filha menor de idade, que na época tinha cerca de 11 anos.
 
Nesse mesmo dia, Thays registrou um boletim de ocorrência contra Carlos Alberto. Pelas fotos, as quais o Leiagora teve acesso, é possível perceber que a porta ficou destruída e teve que ser trocada.
 
“Se ele a agrediu nesse dia, ela escondeu. Ele [Carlos Alberto] monitorava tudo que ela fazia. Ela tinha que atender chamadas de telefone dele por vídeo porque ele queria ver se tinha alguém por perto. Com o vídeo ligado, ela rodava o celular pra mostrar que não tinha nenhum homem”, conta emocionado o irmão Thyago Machado.
 
Segundo Thyago, a irmã não relatava agressões físicas, mas vivia com medo e pânico, o que acabou gerando uma dermatite que ela tentava esconder com roupas que cobriam o corpo. Perseguições no trabalho também eram constantes e Carlos Alberto não aceitava o fim do relacionamento.

Violência doméstica 

A lei 11.340/2006, conhecida como lei Maria da Penha, no intuito de facilitar a identificação dos tipos de agressões, em seu artigo 7º, descreve formas de violência doméstica contra a mulher, como sendo, dentre outras: violência física, pela prática de atos que ofendam a sua saúde ou integridade física; violência psicológica, por condutas que lhes causem qualquer forma de danos emocionais; violência sexual, por qualquer forma de constrangimento a presenciar, manter ou a participar de relação sexual não desejada; violência patrimonial, por atos que restrinjam ou impeçam o uso de seus bens, direitos e recursos financeiros, bens ou documentos pessoais ou de trabalho; e, violência moral, caracterizada por atos que configurem calúnia, difamação ou injúria.      

É possível denunciar pelo Ligue 180, que é um serviço de utilidade pública essencial para o enfrentamento à violência contra a mulher. Além de receber denúncias de violações contra as mulheres, a central encaminha o conteúdo dos relatos aos órgãos competentes e monitora o andamento dos processos.

O serviço também tem a atribuição de orientar mulheres em situação de violência, direcionando-as para os serviços especializados da rede de atendimento. No Ligue 180, ainda é possível se informar sobre os direitos da mulher, a legislação vigente sobre o tema e a rede de atendimento e acolhimento de mulheres em situação de vulnerabilidade.

Além do número de telefone 180, é possível realizar denúncias de violência contra a mulher pelo aplicativo Direitos Humanos Brasil e na página da Ouvidoria Nacional de Diretos Humanos (ONDH) do Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos (MMFDH), responsável pelo serviço. No site está disponível o atendimento por chat e com acessibilidade para a Língua Brasileira de Sinais (Libras).

Também é possível receber atendimento pelo Telegram. Basta acessar o aplicativo, digitar na busca “DireitosHumanosBrasil” e mandar mensagem para a equipe da Central de Atendimento à Mulher – Ligue 180.

O crime
 
Thays e o atual namorado, Willian César Moreno de 30 anos, foram assassinados com mais de seis tiros na tarde de quarta-feira (18), por Carlos Alberto, filho do deputado federal Carlos Bezerra. Dias antes do crime, o assassino rondou a casa da mãe de Thays e chegou a ameaçar a ex-companheira com um revólver.
 
Na manhã do crime, Thays e Willian registraram um boletim e ocorrência contra Carlos Alberto, porém, as 16h daquele dia, o assassino emboscou o casal na frente da casa da mãe de Thays e matou os dois a sangue frio.
 
Carlos Alberto foi preso horas depois do crime em uma fazenda da família localizada em Campo Verde. Durante interrogatório, ele usou direito de ficar calado e apenas disse que matou o casal pois estava passando por um descontrole emocional causado pela diabetes. Carlos está preso em Cuiabá.
 
Segundo Thyago Machado, a família de Thays ainda não conhecia o novo namorado, Willian, porém estavam combinando de conhecer o rapaz ainda nesta semana. Thays contava para o irmão que estava feliz, felicidade está que pode ser constatada em um vídeo das câmeras de monitoramento do prédio da mãe, minutos antes de ela ser assassinada. 
Clique aqui, entre na comunidade de WhatsApp do Leiagora e receba notícias em tempo real.

Siga-nos no Twitter e acompanhe as notícias em primeira mão.


 

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet