Cuiabá, quarta-feira, 08/05/2024
11:24:17
informe o texto

Notícias / Política

05/02/2023 às 17:49

Wilson acredita que Judiciário irá interferir na próxima eleição da Mesa Diretora

Isso, porque a Emenda Constitucional nº100/21 veta que os atuais componentes do grupo disputem qualquer cargo na eleição subsequentes da qual foram eleitos, dentro da mesma legislatura

Da Redação - Kamila Arruda / Da Reportagem Local - Jardel P. Arruda

Wilson acredita que Judiciário irá interferir na próxima eleição da Mesa Diretora

Foto: FABLICIO RODRIGUES / ALMT

O deputado estadual Wilson Santos (PSD) acredita que a próxima eleição da Mesa Diretora da Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT) irá sofrer interferência do Poder Judiciário.

Ocorre que a Emenda Constitucional nº 100/21, de autoria de Wilson, veta que os atuais componentes do grupo disputem qualquer cargo na eleição subsequentes da qual foram eleitos, dentro da mesma legislatura.

Apesar de a próxima eleição ser somente daqui a dois anos, a medida já está gerando polêmica desde agora, tendo em vista os possíveis acordos firmados, especialmente, entre os deputados estaduais Eduardo Botelho (União) e Max Russi (PSB).

Leia também - Max confirma recuo e aliança com Botelho para eleição da Mesa

Nos bastidores, a conversa é que Botelho convenceu Max a recuar da disputa à presidência com a promessa de que ele assumiria o comando da Casa de Leis no próximo biênio. Para eles, o que vale é a Emenda Constitucional 108/2023, a qual estipula que é proibida a recondução para o mesmo cargo, mas não a permanência na Mesa.

“Na minha concepção, essa dúvida vai acabar sendo dirimida pelo Poder Judiciário, porque há várias emendas à Constituição. Na minha concepção, não é o Parlamento que define isso. Essa polêmica, na minha opinião, vai acabar chegando ao Judiciário”, disse Wilson Santos, autor da emenda.

Na prática, a emenda em questão veta a participação dos atuais presidente e primeiro-secretário da Mesa Diretora na eleição para escolha dos novos componentes para o próximo biênio.

Com isso, não poderiam disputar, a nenhum cargo, os deputados estaduais Botelho e Max Russi, abrindo caminho para uma eventual candidatura de Janaina Riva (MDB), de Júlio Campos (União), Dilmar Dal'Bosco (União), ou do próprio Wilson Santos.
Clique aqui, entre na comunidade de WhatsApp do Leiagora e receba notícias em tempo real.

Siga-nos no Twitter e acompanhe as notícias em primeira mão.


 

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet