Cuiabá, quarta-feira, 01/05/2024
06:48:12
informe o texto

Notícias / Geral

11/02/2023 às 09:45

Porto Seco Cuiabá e Receita Federal recebem alunos do IFMT de Barra do Garças

Visita faz parte do projeto da Receita Federal de divulgação das operações da aduana no Estado

Leiagora

Porto Seco Cuiabá e Receita Federal recebem alunos do IFMT de Barra do Garças

Foto: Assessoria

Auditores e analistas da Receita Federal, que integram a Equipe da Seção de Administração Aduaneira (Saana) da Delegacia da Receita Federal do Brasil em Cuiabá e o recinto aduaneiro do Porto Seco Cuiabá, receberam uma turma de alunos do curso técnico de Administração de Empresas, do Instituto Federal de Mato Grosso, em Barra do Garças. A visita ocorreu esta semana.
 
O professor Eliseu Demambro, docente do IFMT em Barra do Garças, viajou à Cuiabá com cerca de 20 formandos para realizarem uma visita técnica no Porto Seco, com a finalidade de conhecer a estrutura da Permissionária e visitar a área coberta destinada à armazenagem e inspeção de cargas com mais de 9mil m2.
 
Francisco Antônio de Almeida, presidente do Porto Seco Cuiabá, guiou a visita pelo espaço apresentando aos alunos a operação e as vantagens aos usuários do local, em questões de economia de custo e tempo. Entre os processos apresentados, demonstrou a movimentação de contêiners que estavam sendo direcionados aos portos marítimos do Sudeste. Ao longo do percurso esclareceu as dúvidas dos estudantes e complementou, “Este projeto é uma forma de estarmos mais próximos da população, disseminando informação sobre os procedimentos do Porto Seco e da Receita Federal com transparência para a sociedade, auxiliando na formação educacional dos jovens do país”.
 
A Receita Federal esclareceu de uma forma muita didática sobre  sua atuação e explanou sobre a regulamentação de entrada e saída de bens do país, no que diz respeito a importação e a exportação de mercadorias. Esses assuntos foram conduzidos pelo Delegado da Receita Federal do Brasil, senhor Gelson José Schwendler, e pelos auditores Adriana Pertile, da Equipe de Vigilância e Repressão ao Contrabando e Descaminho de Cuiabá e Ricardo Feitosa, da Equipe da SAAN.
 
Os alunos puderam visualizar na prática os processos de desembaraços de algumas mercadorias, da análise documental ao deslacre de um contêiner. Na ocasião acompanharam também a simulação de identificação de entorpecentes com um cão farejador, membro da Equipe de Vigilância e Repressão ao Contrabando e Descaminho.
 
Para o delegado da Receita Federal, Gelson José Schwendler, "os procedimentos da aduana contribuem para o equilíbrio da economia do país e principalmente para a segurança da sociedade".
 
A visita ocorreu durante a manhã desta quarta-feira. O professor Eliseu Demambro volta para Barra do Garças já com planejamento de retorno à capital no próximo semestre. "O aprendizado vivenciado na prática durante essa manhã complementou a teoria aplicada em sala de aula, na disciplina de Comércio Exterior”, disse Eliseu, e ainda frisou "os processos apresentados durante o tour enriqueceram a vida acadêmica de todos os alunos”.
Clique aqui, entre na comunidade de WhatsApp do Leiagora e receba notícias em tempo real.

Siga-nos no Twitter e acompanhe as notícias em primeira mão.


 

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet