Cuiabá, domingo, 28/04/2024
14:17:28
informe o texto

Notícias / Polícia

11/02/2023 às 10:08

Polícia apreende 400 litros de defensivos agrícolas contrabandeados

Produto vinha do Paraguai e seria utilizado ilegalmente na região de Querência

Jardel P. Arruda

Mais de 400 litros de defensivos agrícolas contrabandeados do Paraguai foram apreendidos no município de Querência, em operação conjunta da Delegacia Especializada do Meio Ambiente (Dema) e da Polícia Rodoviária Federal (PRF), na tarde de sexta-feira (10).

A carga era transportada em uma caminhonete Chevrolet S-10 em 10 galões de fertilizantes e seria utilizada em plantações de alimentos em propriedade rural na região. O motorista foi preso em flagrante, conduzido até a Delegacia de Querência, onde foi interrogado.

O delegado da Dema, Alexandre Vicente, explica que o contrabando de defensivos agrícolas no Brasil envolve a entrada de substâncias proibidas, assim como o ingresso de produtos de concentração bem mais elevada do que o permitido pela legislação sanitária o que acarreta riscos de contaminação do meio ambiente, bem como poluição química do solo, lençol freático, fauna, podendo acarretar danos à saúde pública.

“O defensivo agrícola é um aliado da lavoura e dos produtores rurais, mas deve ser entregue comercializado e utilizado de acordo com as normas sanitárias vigentes”, disse o delegado.

Diferente dos casos de falsificação, a negociação de produto contrabandeado não omite ao comprador de que se trata de um produto ilegal, pois, para a comercialização os criminosos utilizam-se de empresas “de fachada” e, em alguns casos, de canais formais que com suas logísticas de venda e de distribuição, introduzem as mercadorias ilícitas no mercado em meio aos produtos legais e isso poderá causar dano ao meio ambiente e a saúde do cidadão.
Clique aqui, entre na comunidade de WhatsApp do Leiagora e receba notícias em tempo real.

Siga-nos no Twitter e acompanhe as notícias em primeira mão.


 

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet