Cuiabá, quarta-feira, 01/05/2024
06:35:42
informe o texto

Notícias / Geral

14/02/2023 às 07:58

Entidades, lideranças políticas e amigos prestam homenagem ao jornalista Ademar Andreola

O amor pelo Jornalismo, a paciência em ensinar, a ética e a paixão pelo Palmeiras foram lembrados por aqueles que tiveram a oportunidade de conviver com essa lenda da comunicação em Mato Grosso

Paulo Henrique Fanaia

Entidades, lideranças políticas e amigos prestam homenagem ao jornalista Ademar Andreola

Foto: Reprodução Instagram

Diversas entidades e órgãos públicos prestaram homenagens ao jornalista Ademar Andreola, falecido na noite dessa segunda-feira (13), aos 65 anos. Figura histórica no jornalismo mato-grossense, Ademar chegou em Mato Grosso em 1982 e escreveu uma história indelével nos noticiários e assessorias de imprensa do estado, tanto por sua perspicácia com as palavras, quanto pelo conhecimento na área, mas principalmente por sua ética, valor que ele levou para todos os pupilos e especialmente para a filha jornalista Noelisa Andreola.
 
O governador Mauro Mendes e a esposa Virginia Mendes disseram, em nota oficial, que receberam com muita tristeza a notícia do falecimento do profissional. “Ficamos consternados e desejamos que Deus console a todos os amigos e familiares neste momento difícil", declararam o governador e a primeira-dama.
 
A secretária de Estado de Comunicação, Laice Souza, ressaltou que Ademar sempre foi um grande profissional da comunicação, e, sobretudo, um grande ser humano. “Um jornalista que ensinou muita gente e de um grande caráter. O jornalismo, a família e os amigos perdem um grande homem. Que Deus conforte a sua filha Noelisa e toda família", diz trecho da nota da secretária.
 
Em uma mensagem emocionante, o secretário de Estado de Fazenda, Rogério Gallo, destacou a ética de Ademar e lembrou os mais de 10 que trabalhou ao lado do jornalista e amigo que atuava como assessor de imprensa da Secretaria de Estado de Fazenda. Consternado, Gallo ressaltou que Ademar teve a paciência e fervor de lhe ensinar e guiar desde as primeiras entrevistas que concedeu à imprensa. Gallo também lembrou da paixão que Ademar nutria pelo clube de futebol Palmeiras.
 
"Trabalhamos juntos nos últimos 10 anos, na Prefeitura de Cuiabá, Procuradoria-Geral do Estado e, por último, na Secretaria de Fazenda. Ele foi um conselheiro leal para mim, muito mais do que um assessor. Me auxiliou nas primeiras entrevistas que concedi como um pai assiste a um filho. Tinha uma obsessão pela comunicação direta, fácil, objetiva. Com ele, temas áridos tornavam-se fáceis. Excelente jornalista, pai, amigo. Superando as fraquezas, colecionou inúmeras qualidades. Uma delas a de ser palmeirense fanático. Fará falta a todos nós como um dos últimos da sua geração de jornalistas de Mato Grosso, porém, seu legado não será esquecido. O seu legado será eterno. Quem o conheceu sabe", afirmou Gallo.

O prefeito Emanuel Pinheiro também lamenta a morte do jornalista: "Nossos profundos e sinceros sentimentos aos amigos e familiares do respeitado, Ademar Andreola, um homem que fez muito pelo jornalismo no Estado, sempre pautado pela ética e competência por onde passou. Que Deus conforte a todos".
 
A Câmara de Vereadores de Cuiabá, local onde o jornalista atuou por anos, prestou uma homenagem nas redes sociais reproduzindo uma entrevista em que Ademar fala spobre ética na profissão e ressalta a importância do jornalista em checar as fontes para sempre escrever a verdade dos fatos.
 
Amigos, familiares e colegas de imprensa de Ademar prestaram homenagens nas redes sociais.
 
A equipe do Leiagora, formada por diversos jornalistas que tiveram a oportunidade de serem ensinados por este grande jornalista, também presta sua homenagem. Ademar foi importante na formação de muitos profissionais que atuam na redação Leiagora. Sua ética, conhecimento de política, da história de Mato Grosso, seu amor pelo Palmeiras (as piadas que fazia com os amigos que eram torcedores do Corinthians), sua paciência e vontade de ensinar e principalmente o amor que tinha pelo Jornalismo e pela vida, jamais serão esquecidos.
 
A equipe Leiagora agradece e envia uma mensagem de amor a toda família. Vá em paz Andreola, seu legado jamais será esquecido.
 
Carreira e velório
 
Andreola era natural de Santa Catarina e cresceu no Paraná. Chegou em Cuiabá em 1982, e, desde então, trabalhou em diversos jornais, sites de notícia e assessoria de imprensa, inclusive na gestão Mauro Mendes à frente da Prefeitura de Cuiabá, entre os anos de 2014 a 2016. No Governo de Mato Grosso, entrou em 2017, na assessoria da Sefaz.

Além de compor o quadro da comunicação do Estado, Ademar também é pai da jornalista Noelisa Andreola, da assessoria de imprensa do governador Mauro Mendes.

O velório do jornalista acontece nesta terça-feira (14), na Igreja São Pedro, no bairro Alvorada, em Cuiabá, até as 12h. Já o sepultamento ocorrerá em Curitiba, onde moram os familiares dele.
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

Uma publicação compartilhada por Câmara Municipal de Cuiabá (@camaracba)

Clique aqui, entre na comunidade de WhatsApp do Leiagora e receba notícias em tempo real.

Siga-nos no Twitter e acompanhe as notícias em primeira mão.


 

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet