Cuiabá, terça-feira, 30/04/2024
19:28:11
informe o texto

Notícias / Geral

14/02/2023 às 12:20

SES elabora projeto para criação de Ambulatório Trans para MT

O local se destina a atender pessoas que querem fazer a ressignificação corporal, ou seja, a transição para o gênero ao qual se identificam

Leiagora

SES elabora projeto para criação de Ambulatório Trans para MT

Foto: Arquivo Pessoal

A Secretaria de Estado de Saúde (SES) elabora um estudo para a instalação de um Ambulatório Trans em Mato Grosso. A informação foi repassada pelo secretário de Estado de Saúde, Gilberto Figueiredo, em reunião ocorrida na tarde dessa segunda-feira (13) com a defensora pública-geral de Mato Grosso, Luziane Castro. 

Na ocasião, Luziane e a defensora pública que coordena o Núcleo de Direitos Difusos e Coletivos e acompanha o caso, Rosana Leite, solicitaram ao secretário a criação do ambulatório. E como resposta ouviram que o projeto já está em produção. Gilberto se comprometeu a apresentar o estudo às defensoras no dia 1º de março.

O local se destina a atender pessoas que querem fazer a ressignificação corporal, ou seja, a transição para o gênero ao qual se identificam. No Ambulatório Trans, além de uma equipe multidisciplinar de profissionais preparados para lidar com o público LGBTQIAP+, as pessoas contariam com tratamentos hormonais e cirúrgicos especializados, apoio psicológico e de assistência social. 

Atuação 

A solicitação da criação do Ambulatório é uma demanda antiga do público LGBTQIAP+ e chegou à Defensoria Pública por meio de seus representantes, em novembro do ano passado, entre eles as ongs Instituto Brasileiro de Transmasculinidades (IBRAT) e Mães pela Diversidade. Com o ambulatório, a expectativa é que lá as pessoas possam contar com atendimento gratuito.

“Buscamos de forma amigável e administrativa levar ao Estado uma pauta de extrema importância para essas famílias, pois é necessário que Mato Grosso tenha esse ambulatório para fazer o acolhimento e o atendimento das pessoas trans. A ideia da reunião foi a de encontrar solução para os problemas, sem a necessidade de judicializar a questão. Um dos papéis da Defensoria é fomentar e melhorar as políticas públicas de forma extrajudicial, de forma amigável”, afirmou Luziane. 

Para a coordenadora da ong Mães pela Diversidade, Josi Marconi, a implantação do ambulatório é de extrema importância para aplacar o sofrimento de várias famílias que têm integrantes LGBTQIAP+.

“Somos uma ong que está no Brasil inteiro e o nosso maior problema é que nossos filhos e filhas entram em depressão profunda, muitos acabam se automedicando e mesmo procurando solução no suicídio para resolver seus problemas. E nenhuma mãe quer ver seus filhos e filhas assim. Precisamos de pessoas que saibam lidar com os segmentos LGBTQIAP+, psicólogos, psiquiatras, ginecologistas, enfim, uma equipe de saúde que possa atender cada um deles em suas especificidades e hoje em Mato Grosso, não temos nada. Precisamos de tudo”, afirma Josi.

A defensora Rosana, que acompanha de perto os anseios dos grupos, afirma que o ambulatório trans já é realidade em vários estados do Brasil e em Mato Grosso ele precisa ser viabilizado para atender a demanda local. “Ter o ambulatório trans é muito importante para a saúde do segmento T, para que a democracia possa ser realidade para todos, todas e todes. Será, ainda, um local com equipe especializada para os receber da melhor forma possível em suas demandas pela ressignificação corporal. O secretário se mostrou sensível em atender ao pleito, se comprometendo a apresentar o projeto no dia 1 de março”, informou.

 
Com assessoria
Clique aqui, entre na comunidade de WhatsApp do Leiagora e receba notícias em tempo real.

Siga-nos no Twitter e acompanhe as notícias em primeira mão.


 

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet