Cuiabá, sábado, 27/04/2024
18:24:09
informe o texto

Notícias / Política

14/02/2023 às 15:05

Vereador de Cuiabá orienta pais a entrar na Justiça para conseguir vagas em creche

Sargento Joelson afirma que “o município está inerte até o momento” e conta que o gabinete dele já propôs mais de 20 ações

Da Redação - Eduarda Fernandes / Reportagem Local - Paulo Henrique Fanaia

Vereador de Cuiabá orienta pais a entrar na Justiça para conseguir vagas em creche

Foto: Vitoria Sobral

O vereador sargento Joelson (PSB) orienta os pais que não conseguiram vagas em creches para seus filhos que levar o caso à Justiça. O motivo é uma decisão proferida pelo Supremo Tribunal Federal (STF), em setembro do ano passado, determinando que é dever constitucional do Poder Público de assegurar o atendimento em creche e pré-escola às crianças de até 5 anos de idade.

“Essa é a realidade de Cuiabá, metade praticamente das crianças em idade de creche estão fora das salas de aula por falta de sala de aula. O STF decidiu que os municípios brasileiros são obrigados a oferecer essas vagas de creche e os municípios precisam se mexer. O problema é que Cuiabá não se mexeu até agora. Nós temos déficit de 4 mil alunos fora de sala de aula e o encaminhamento que nós, enquanto Câmara Municipal de Cuiabá, estamos dando é para que esses pais possam judicializar essa situação e garantir que seus filhos possam entrar na sala de aula. É direito da criança”, declarou o parlamentar em entrevista à imprensa na manhã desta terça-feira (14).

No julgamento realizado no ano passado, o Supremo já havia estabelecido que a oferta de vagas para a educação básica pode ser reivindicada na Justiça por meio de ações individuais. O ministro Luiz Fux, relator do processo, disse que o Estado não pode ser “omisso” e que as prefeituras são “primariamente responsáveis” pela universalização da educação básica.

Ainda na entrevista concedida esta manhã, sargento Joelson afirma que “o município está inerte até o momento” e conta que o gabinete dele já propôs mais de 20 ações para tentar assegurar vagas a crianças em idade de creche.

O vereador reforça que cabe a todos os pais de crianças que estão fora de salas de aula buscar a Justiça.

Joelson cita como possível solução que o município adote a modalidade Parceria Público-Privada (PPP) ou com entidades filantrópicas para sanar o déficit de vagas.
Clique aqui, entre na comunidade de WhatsApp do Leiagora e receba notícias em tempo real.

Siga-nos no Twitter e acompanhe as notícias em primeira mão.


 

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet