Cuiabá, sábado, 27/04/2024
19:06:30
informe o texto

Notícias / Política

18/02/2023 às 09:00

Deputada de MT propõe igualar comunismo e socialismo ao nazismo no Brasil

Fabricar, comercializar, distribuir ou veicular símbolos como a foice e o martelo podem ser presos

Jardel P. Arruda

A deputada federal coronel Fernanda (PL) propõe igualar o comunismo e o socialismo ao nazismo, com previsão de 2 a 5 anos de prisão e multa. De acordo com a parlamentar, todas essas ideologias teriam causado o mesmo tipo de mal à humanidade.

O projeto de lei 4446/2023 acrescenta o parágrafo único 1-A ao artigo 20 da lei 7.716 de 1989, a qual define os crimes de preconceito por raça, cor ou religião. Esse novo parágrafo traz a mesma redação do parágrafo único 1, que criminaliza o nazismo, mas dessa vez especifica o comunismo e o socialismo como alvos.

“§ 1º Fabricar, comercializar, distribuir ou veicular símbolos, emblemas, ornamentos, distintivos ou propaganda que utilizem a cruz suástica ou gamada, para fins de divulgação do nazismo”, consta no antigo parágrafo.

“§ 1º-A Fabricar, comercializar, distribuir ou veicular símbolos, emblemas, ornamentos, distintivos ou propaganda que utilizem a foice e ou o martelo, para fins de divulgação do comunismo ou o socialismo”, propõe acrescentar.

Leia também - Coronel Fernanda quer organizar grupo de mulheres para disparar propostas de Bolsonaro por whatsapp

Para Fernanda, a criminalização do comunismo é aceitável visto os argumentos usados para punir o nazismo. na justificativa do projeto de lei, ela cita os esforços da Declaração de Praga em também criminalizar o comunismo na Europa, por atentados da vertente política a liberdade, contra a vida e contra o estado democrático de direito.

“Considerando as características para transformar o nazismos em crime, nós estamos acrescentando mais um artigo na mesma lei fazendo com que símbolos do comunismo se tornem crime também. Porque tal qual o nazismo foi para o mundo, o comunismo também foi. Não é justo termos símbolos de uma ideologia que tem causado tão mal à humanidade”, afirmou a coronel ao Leiagora.
Clique aqui, entre na comunidade de WhatsApp do Leiagora e receba notícias em tempo real.

Siga-nos no Twitter e acompanhe as notícias em primeira mão.


 

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet