Cuiabá, sábado, 27/04/2024
10:44:52
informe o texto

Notícias / Entrevista da Semana

19/02/2023 às 08:02

Médico alerta sobre cuidados com a saúde no Carnaval: hidratação e prevenção são as dicas

Os foliões precisaram ter muita disposição, energia e ficarem atentos aos cuidados necessários com a saúde

Eloany Nascimento

O Carnaval 2023 pretende ser de muita folia e diversão, após dois anos sem comemorações os foliões vão às ruas e devem aproveitar ao máximo os cinco dias de folia. Neste período os cuidados com a saúde devem ser redobrados.

Durante todo o Carnaval, em Mato Grosso e o restante do país terão na programação extensa de folia, desfiles, blocos de rua, bailes nas cidades e outras festas. Os foliões precisaram ter muita disposição, energia e ficarem atentos aos cuidados necessários com a saúde. 

Para dar dicas de como cuidar da hidratação, alimentação, prevenir efeitos colaterais por conta da bebedeira e prevenções, o Leiagora entrevistou o médico generalista e coordenador do pronto-atendimento clínico do hospital Santa rosa, em Cuiabá.


Leiagora - Estamos na época mais aguardada pelos foliões e para curtir esse período sem preocupação é preciso alguns cuidados com a saúde. Primeiramente gostaria que o senhor explicasse sobre a importância de uma boa hidratação durante as festanças.

Pedro Pigueira de Andrade - Nessa época do ano, na grande maioria do Brasil estamos em período de grande calor e alguns lugares a imunidade relativa do ar muito alta a sensação térmica aumentando mais ainda e em períodos de festa intensa, muitas vezes a exposição do sol, ou em lugares muito cheios e onde tem pouca circulação do ar podendo causar a perda de água, a quantidade do suor, a desidratação do ser humano seja homem ou mulher é muito mais intensa. Então a hidratação é essencial nesse período para que evite transtornos mais graves, por que muitas das vezes pode levar a sintomas agudos e intensos e muitas vezes potencialmente grave, podendo gerar problemas até secundários a perda de outras coisas que podem gerar internações inclusive.   

Leiagora - Além da hidratação é necessário cuidados com a pele, especialmente para aqueles que gostam de aproveitar o carnaval durante o dia, não é?

Pedro Pigueira de Andrade - Quando a gente fala de exposição intensa tanto a temperatura quanto a luz do sol, a gente não pode se esquecer nunca da proteção solar, filtro solar para todo mundo que tiver indo em festa a céu aberto principalmente e teoricamente a opinião já formada pela camada médica o protetor solar deve ser algo de uso contínuo para proteger nossa pele no dia a dia, não somente em certos períodos do ano, mas nessa época tem que ser realmente intensificada. 

Leiagora - Qual o fator de proteção solar mais adequado? 

Pedro Pigueira de Andrade - Não existe fator e nenhum marca mais adequada para isso, pois cada tipo de pele responde melhor a um determinado produto, mas pelo menos acredita que o fator do protetor solar tenha que ser pelo menos 30 e quanto mais alto será a proteção dele e muitas vezes maior a durabilidade a depender da marca e de como o produto é, então isso é realmente importante e o ideal é que use. O protetor tem que ficar repondo, não existe um período adequado e determinado para todo mundo e para todas as situações, mas o ideal é que reponha rotineiramente durante o dia para que evite a perda da eficácia do produto. 

Leiagora - Muitos foliões gostam de pular o carnaval e ingerir bebidas alcoólicas. Quais cuidados necessários para que o consumo não gere problemas? 

Pedro Pigueira de Andrade - Obviamente o maior de todos é a ingestão de bebidas alcoólicas e direção de motocicletas e outros automóveis, isso deve ser totalmente proibido e evitado ao máximo porque já é estatístico o número de acidentes aumentam muito de acordo com as épocas festiva ou determinada datas comemorativas e são potencialmente fatais e a gente vê diversas vezes, final de ano, carnaval e feriados sendo notícias por acidentes de trânsito fatais ou até o que não são fatais muitas vezes são muitos graves e poderão deixar sequelas e muito mais. A ingestão de bebidas alcoólicas em perda de líquidos, então a gente vai ficar naturalmente desidratado, então a reposição de líquidos que não sejam alcoólicos devem ser intensa para recuperar um pouco do que a gente tá perdendo. Além disso, a ingesta tem que ser moderada, preferencialmente baixas.  O abuso de álcool tanto de uma forma aguda com um curto período de tempo, como uma forma longa ele é demerara para nossa saúde e pode existir o conhecido coma alcoólica, que é um coma induzido pela ingestão de álcool em excesso. Lembrando que o álcool ele gera um sedativo no nosso cérebro então inicialmente ele gera aquela euforia de alegria, mas posteriormente quando as doses vão aumentando e a absorção e o aumento da metabolização do álcool pode gerar sim o que a gente chama de coma alcoólico que é uma depressão severa do nosso sistema nervoso central podendo gerar a necessidade de intubação e de UTI para esse tipo de tratamento.

Leiagora - Qual a orientação em relação às pessoas que bebem bebidas alcoólicas e usam drogas?

Pedro Pigueira de Andrade - O uso de drogas ilícitas recreativas já é um problema já de saúde pública e de segurança, mas eu acredito de uma forma geral  o que deve tomar cuidados nessa época do ano são principalmente as tentativas de intoxicação por terceiros, pois existem pessoas que possam colocar no copo de uma outra pessoa que não faz ideia, que não usa drogas ilícitas, e nessas festa o perigo é descuido com os copos ou compartilhar bebida com outras pessoas podem acabar ingerindo algumas drogas alucinógenas ou sedativas podendo gerar outro tipo de complicação. 

Leiagora - Os foliões podem pular carnaval em jejum? Como deve ser a relação com a alimentação durante as festanças?

Pedro Pigueira de Andrade - O jejum sempre vai piorar, a alimentação é a nutrição do nosso corpo quando a tensão realmente do nosso estado de saúde momentânea depende da alimentação quanto a longo prazo e curto prazo. Então o jejum aumenta a debilidade dos sintomas de efeitos diversos, principalmente a ressaca para quem vai beber. Então os jejuns, principalmente prolongados, deixam piores esses efeitos colaterais do consumo excessivo do álcool. Então a alimentação deve ser feita de uma maneira natural, controlada principalmente por estarmos em períodos onde muita energia é gasta, momentos de blocos de carnaval em rua e festas grandes, muitas horas em pé, dançando, pulando então tem que ser alimentos de fácil digestão, em doses adicionadas ao longo do dia.

Leiagora - Quais são os cuidados com a alimentação pós carnaval? 

Pedro Pigueira de Andrade - Infelizmente os cuidados após são para diminuir os danos causados a fim de curar os sintomas que você está sentindo na hora. A depender dos sintomas o indicado é ir ao médico para consultar e receber a receita para não se automedicar, mas no fim é manter a alimentação de forma habitual, uma alimentação saudável, opções mais naturais, leve e a ingestão de líquidos tem que ser intensas para recuperar o que perdeu nos dias de festa. Durante esse período a gente faz de tudo para ir contra nosso corpo, a gente toma o álcool que ele inibe a função do rim, urina bastante, fica exposto a muito sol e calor, vai gastar muita energia correndo atrás do bloco, pulando e dançando, ou seja, são coisas que a gente não faz habitualmente e vai impulsionar muito a perda de líquido e aumentam muito a hidratação nesse período, então o pós é realmente intensificar a hidratação e voltar a sua rotina habitual do dia a dia e se os sintomas forem muitos persistentes procurar uma atendimento hospitalar, porque muitas vezes não vamos conseguir ingerir ou repor o que o corpo necessita somente via oral, principalmente os efeitos colaterais que envolvem náuseas vômitos e intolerância à ingestão oral de alimentos de líquidos, então se não tá conseguindo se hidratar, então tem que procurar realmente ao atendimento.

Leiagora - É no carnaval que as pessoas ficam tomadas pela alegria,pela curtição, ingerem bebida alcoólica, ou não e se relacionam com outras pessoas. Quais os cuidados em relação ao sexo? Quais os riscos da falta da camisinha para a saúde?

Pedro Pigueira de Andrade - Lembrando que o risco de transmissão de infecções ela começa desde o beijo então em diversas doenças podem ser transmitidas pelo beijo, mas o principal para o ato sexual a camisinha é indispensável, ela evita a transmissão de doenças sexualmente transmissíveis, principalmente hoje em dia o HIV, que infelizmente está voltando por uma baixa adesão da população com o uso de preservativos. Tem também a sífilis, hepatites, então tem que tomar cuidado. Em relação ao beijo é difícil prevenir porque muitas vezes não tem sinais visíveis e possuem doenças transmissíveis  que são passadas pelo beijo e que é muito difícil de prevenir, então todo mundo que acaba beijando outra pessoa desconhecida está suscetível.
Clique aqui, entre na comunidade de WhatsApp do Leiagora e receba notícias em tempo real.

Siga-nos no Twitter e acompanhe as notícias em primeira mão.


 

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet