Cuiabá, segunda-feira, 29/04/2024
10:04:58
informe o texto

Notícias / Judiciário

23/02/2023 às 09:05

Governo e AL devem prestar informações em ADI que contesta porte de arma a agente socioeducativo

Ação foi proposta pelo Procurador-Geral da República, Augusto Aras, que alega violação da Constituição

Eduarda Fernandes

Governo e AL devem prestar informações em ADI que contesta porte de arma a agente socioeducativo

Foto: Freepik

O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Edson Fachin, deu prazo de 30 dias para que o Governo de Mato Grosso e a Assembleia Legislativa prestem informações na Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADI) que questiona a Lei 10.939/2019, que concede o porte de armas a Agente de Segurança Socioeducativo. A decisão foi proferida na sexta-feira (17) e publicada no Diário Eletrônico desta quinta (23), data em que o prazo começa a contar. 

Na ação, proposta pelo Procurador-Geral da República, Augusto Aras, ele alega que a legislação estadual violou a Constituição da República, usurpando a competência da União para autorizar e fiscalizar a produção e o comércio de material bélico, e legislar sobre direito penal e uso de material bélico.

Aras argumenta também que a autorização de porte de armas de fogo por agente socioeducativo viola o rol taxativo previsto na legislação federal e desrespeita decisões do STF sobre a temática. “Fora do rol taxativo previsto na legislação federal de regência, porte de arma de fogo é ilegal e configura ilícito tipificado nos arts. 12, 14 e 16 do Estatuto do Desarmamento”, diz o Procurador-Geral em trecho da ação.

Leia também - Fachin vai relatar ADI que quer derrubar porte de arma dos agentes socioeducativos de MT

Com base nisso, pede que seja colhida a manifestação do governador e da Assembleia Legislativa de Mato Grosso, e da Advocacia-Geral da União. E, após isso, que a Lei 10.939/2019 seja declarada inconstitucional.

O pedido para ouvir as partes foi acolhido pelo ministro. 

A ADI foi protocolada em novembro de 2022 e desde então esta é a primeira decisão proferida por Fachin.
Clique aqui, entre na comunidade de WhatsApp do Leiagora e receba notícias em tempo real.

Siga-nos no Twitter e acompanhe as notícias em primeira mão.


 

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet