Cuiabá, quinta-feira, 09/05/2024
13:53:07
informe o texto

Notícias / Polícia

27/02/2023 às 13:54

Operação nacional de combate a crimes de violência contra a mulher é lançada em MT

Serão cumpridas prisões em flagrante, preventiva e temporária, e mandados de busca e apreensão

Eloany Nascimento

Operação nacional de combate a crimes de violência contra a mulher é lançada em MT

Foto: Eloany Nascimento/Leiagora

Com o objetivo de prevenir e combater crimes de violência doméstica familiar contra a mulher, foi desencadeada a Operação Átria, na manhã desta segunda-feira (27), na Delegacia Especializada de Defesa da Mulher de Cuiabá (DEDM), em Cuiabá. A ação é nacional e será realizada de forma integrada pelas forças de segurança em 16 cidades de Mato Grosso. 

As ações serão realizadas até o dia 28 de março tendo como objetivo desenvolver palestras, rodas de conversa, e atos de panfletagem para levar informação à população como forma de prevenção. Além disso, serão cumpridas prisões em flagrante, preventiva e temporária, mandados de busca e apreensão para fins de recolhimento de arma de fogo, armas brancas e realização de retirada de pertences em todo o estado de Mato Grosso.

Conforme a delegada da Delegacia Especializada da Defesa da Mulher de Várzea Grande e coordenadora geral da operação, Mariel Antonini Dias, para execução dos trabalhos foi verificado no Anuário Brasileiro de Segurança Pública um aumento de índices relacionados a violência contra a mulher, em especial em Mato Grosso.

“Nós também tivemos um aumento de 19% nos crimes de feminicídio. Foram 47 mulheres assassinadas em situação de violência de gênero que deixaram 92 órfãos. Então, o Estado com certeza aderiu a essa operação com objetivo de prevenir e reprimir também essa espécie de delitos".

Ao todo, participarão nove delegacias especializadas de defesa da mulher do estado e também os núcleos especializados. Além da Polícia Civil, a Polícia Militar e todos os órgãos de segurança vão atuar durante toda a ação para efetividade no fim de fevereiro e em março, que é o mês da mulher.

O coordenador de monitoramento e planejamento da Secretaria de Estado de Segurança Pública de Mato Grosso, Tenente Coronel Marcus Vinicius Akira Sakata, explicou como os órgãos de segurança irão atuar durante a operação.

"Nós fizemos o acatamento da operação e elaboramos o planejamento estratégico, onde a Polícia Civil vai operar na parte investigativa e repreensiva e a Polícia Militar com a parte ostensiva e preventiva. Além disso, a PM deve prestar apoio quando for necessário em prisões e apreensões. A integração faz parte Secretaria de Segurança, então hoje o trabalho integrado da excelência ao resultado", detalhou.

De acordo com a diretora geral da Polícia Civil, delegada Daniela Maidel, a operação é justamente uma luz, para chamar a atenção para a causa da violência contra a mulher.

"Elas não podem continuar sofrendo violências pelo simples fato de ser mulher e uma operação dessa, além de otimizar e realizar um esforço além para cumprimentos de mandados e realizações de palestras e chamar a atenção que é necessário nos continuarmos a discutir a violência doméstica. É um trabalho continuo e nós não devemos parar, em março é discutido sobre esse assunto, mas ele deve ser durante o ano inteiro", reforçou.



Nome da Operação

A Operação Átria faz uma menção a principal estrela de uma constelação, ¨Triângulo Austral¨, que fica situada no hemisfério sul, o qual ela possui uma analogia à mulher e o Ministério da Justiça tem a mulher como um dos principais focos.
Clique aqui, entre na comunidade de WhatsApp do Leiagora e receba notícias em tempo real.

Siga-nos no Twitter e acompanhe as notícias em primeira mão.


 

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet