Cuiabá, sábado, 27/04/2024
06:39:11
informe o texto

Notícias / Geral

01/03/2023 às 10:55

Vacina bivalente contra covid-19 já está disponível em Sinop

A primeira fase será destinada, apenas, a idosos com 70 anos ou mais, pessoas vivendo em instituições de longa permanência e seus trabalhadores, pessoas imunocomprometidas, indígenas, quilombolas e ribeirinhos

Leiagora

Vacina bivalente contra covid-19 já está disponível em Sinop

Foto: Divulgação

Começa hoje, em Sinop, a aplicação da vacina bivalente contra a covid-19. De acordo com a Secretaria de Saúde, o imunizante será disponibilizado conforme determinação do Ministério da Saúde, por fases.

A primeira fase [de 01 de março até 05 de março] será destinada, apenas, a idosos com 70 anos ou mais, pessoas vivendo em instituições de longa permanência [a partir de 12 anos] e seus trabalhadores, pessoas imunocomprometidas [a partir de 12 anos], indígenas, quilombolas e ribeirinhos [a partir de 12 anos].

Já a segunda fase, que inicia no dia 06 de março e vai até o dia 19 de março, terá como público alvo, pessoas de 60 a 69 anos. Na sequência, no dia 20 de março, o público alvo para receber o imunizante serão as gestantes e puérperas, que poderão procurar uma das Unidades Básicas de Saúde referência até o dia 16 de abril.

A quarta e a quinta fase de disponibilização da vacina bivalente contra a Covid-19 iniciarão no dia 17 de abril e terão como público alvo os trabalhadores da saúde, pessoas com deficiência permanente [a partir de 12 anos], população provada de liberdade e adolescentes cumprindo medidas socioeducativas, bem como seus funcionários.

Para receber a dose da vacina bivalente contra a Covid-19, a pessoa deve respeitar o intervalo mínimo de quatro meses da última dose da vacina monovalente aplicada. Os critérios estabelecidos pelo Ministério da Saúde para receber a aplicação do imunizante, são ter recebido, anteriormente, pelo menos, duas doses da vacina monovalente (Pfizer, Coronavac ou Astrazeneca) e ter idade mínima de 12 anos.

A vacina bivalente é vedada à pessoas que não receberam, pelo menos, duas doses da vacina monovalente, menores de 12 anos de idade e àqueles que tiveram alguma reação alérgica ao receberem um dos imunizantes contra a Covid-19, anteriormente.

Durante a semana, a vacina bivalente será disponibilizada em todas as Unidades Básicas de Saúde de Sinop e, aos sábados, mo Cia Jacarandás, Cia André Maggi, UBS Vindilina II e UBS Primaveras.

A vacina bivalente contra a Covid-19, além de conter os componentes das vacinas anteriores, também tem componentes que imunizam contra a variante Ômicron, bem como suas subvariantes, prevalente em todo o mundo.

Clique aqui, entre na comunidade de WhatsApp do Leiagora e receba notícias em tempo real.

Siga-nos no Twitter e acompanhe as notícias em primeira mão.


 

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet