Cuiabá, sábado, 27/04/2024
20:05:12
informe o texto

Notícias / Política

05/03/2023 às 14:32

Projeto aprovado garante produção de energia solar em pequenas áreas na Capital

Chico 2000 destaca que medida vai gerar mais energia limpa e renovável

Leiagora

Projeto aprovado garante produção de energia solar em pequenas áreas na Capital

Foto: Vitória Sobral

A Câmara de Cuiabá aprovou o projeto de lei que altera dispositivos da lei n. 6.571, de 2020, que trata do parcelamento do solo rural para fins de geração de energia solar.

A “proposição tem a finalidade de ampliar o acesso da população na instalação de geradores fotovoltaicos para geração de energia em áreas menores”, proporcionando investimentos de menor valor financeiro.

De autoria do vereador Chico 2000 (PL), presidente do Parlamento municipal, a matéria foi aprovada em segunda votação na sessão ordinária da última quinta-feira (2) e agora segue para sanção do prefeito Emanuel Pinheiro (MDB).

Segundo o parlamentar, a medida “vai ao encontro da aspiração de grande parte da sociedade, daqueles que dispõem de pequenas áreas e que vão poder adquirir geradores menores e gerar energia limpa e renovável”.

A mudança proposta altera a metragem das áreas, possibilitando que proprietários possam usufruir dos benefícios legais oferecidos. 
 
“Propomos que sejam considerados loteamentos solares, condomínios solares e outras modalidades de parcelamento para fins de geração de energia solar, as glebas cujo parcelamento não resulte em lotes menores que 1.500m2”, explicou o vereador.
 
Desta forma, com base na lei complementar nº 515/2022 – que institui o programa IPTU sustentável que visa conceder descontos no imposto às habitações sustentáveis -, o proprietário poderá ganhar desconto de até 25% sobre o IPTU, desde que comprove produção de energia limpa e renovável em seu terreno.
Clique aqui, entre na comunidade de WhatsApp do Leiagora e receba notícias em tempo real.

Siga-nos no Twitter e acompanhe as notícias em primeira mão.


 

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet