Cuiabá, domingo, 28/04/2024
19:22:14
informe o texto

Notícias / Política

07/03/2023 às 17:46

Ligar estadualização do Parque de Chapada com garimpo é um absurdo, diz Mauren

Secretária da Sema afirma que pauta é discurso político sem fundamento

Jardel P. Arruda

Ligar estadualização do Parque de Chapada com garimpo é um absurdo, diz Mauren

Foto: Jardel P. Arruda

Um absurdo e um discurso político sem fundamento. Foi assim que a secretária de Estado de Meio Ambiente, Mauren Lazaretti, classificou a ligação aventada pelos deputados estaduais Lúdio Cabral (PT) e Valdir Barranco (PT) a respeito do interesse do governador Mauro Mendes (União) de “estadualizar” o Parque Nacional de Chapada dos Guimarães, com uma empresa de garimpo ligada ao chefe da gestão estadual, localizada nos arredores da área de conservação ambiental.

“Gente, isso na verdade é um absurdo. O garimpo é licenciado, está absolutamente fora do parque, fora inclusive da zona de amortecimento do parque e não se altera limite do parque ou zona de amortecimento dessa forma”, disse Mauren, na manhã desta terça-feira (7), durante o lançamento da Operação Amazônia, em Cuiabá.

Leia também - Mendes trata do parque de Chapada com Lula e aguarda que concessão seja suspensa

Os interesses em garimpo nas bordas do Parque Nacional foi assunto levantado inicialmente por Lúdio Cabral. Para ele, essa seria uma explicação para Mauro Mendes buscar para o governo do Estado a concessão da administração da unidade de conservação. Ela está em fase de licitação e,após empresa pública estadual responsável por esse tipo de negociação, a MT Par, ter sido desclassificada do certame, o governador faz campanha pela anulação do processo.

Depois, o deputado Valdir Barranco enviou à ministra do Meio Ambiente, Marina Silva, uma denúncia de garimpo ilegal as margens Parque Nacional. O documento ganhou repercussão nacional, apesar de se tratar de uma empresa com autorização da Agência Nacional de Mineração (ANM).

“É um desconhecimento, fala de quem não tem conhecimento de causa. A licença é pública, está no portal da transparência e se tivesse qualquer ilegalidade o ICMBio já teria autuado porque é um empreendimento que está lá há mais de 30 anos. Então é só um discurso político sem qualquer fundamento técnico”, disse a secretária.

Mauren engrossa o coro liderado por Mauro Mendes sobre o interesse ser desenvolver o turismo na Baixada Cuiabana, uma das metas traçadas pela gestão estadual para os próximos anos. Esse plano inclui projetos como o Parque Estadual de Eventos Novo Mato Grosso, que está em construção às margens da Rodovia Emanuel Pinheiro, a Estrada de Chapada, MT-251.
Clique aqui, entre na comunidade de WhatsApp do Leiagora e receba notícias em tempo real.

Siga-nos no Twitter e acompanhe as notícias em primeira mão.


 

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet