Cuiabá, segunda-feira, 29/04/2024
07:47:09
informe o texto

Notícias / Agro e Economia

12/03/2023 às 09:02

Criticar Sema não passa de desculpa: desmatador não tem sequer protocolo na Sema

Mauren afirma ainda que secretaria vai priorizar quem mantém reservas

Jardel P. Arruda

Criticar Sema não passa de desculpa: desmatador não tem sequer protocolo na Sema

Foto: Mayke Toscano/Secom-MT

A secretária de Estado de Meio Ambiente, Mauren Lazaretti, classificou como “desculpa” as declarações de representantes de entidades do agronegócio que a demora na Sema em analisar pedidos de autorizações para desmatamento levam produtores rurais à condição de desmatadores ilegais. Segundo ela, a maior parte de quem é autuado sequer tem um protocolo com pedido para abrir as áreas.

“Isso é uma desculpa para quem não tem o que falar. [...] O fato é que o desmatador, aquele que nós temos veiculado, ele não tem sequer protocolo de pedido de licença na Secretaria de Estado de Meio Ambiente. Tanto é que o número de autos de infração lavrados por desmatamento ilegal, quando vamos averiguar, decidir o processo [se será aplicada multa], ele não tem nenhuma justificativa para ter fieto o desmatamento ilegal”.

Leia também - Boas práticas ambientais do agro precisam ser inseridas em discurso internacional do governo Federal

A declaração de Mauren foi dada durante o lançamento da Operação Amazônia, com foco no combate ao desmatamento ilegal no Nortão de Mato Grosso, na manhã de terça-feira (7), em Cuiabá. Na ocasião, ela defendeu que são 90 dias o tempo médio da Sema para emitir um parecer a pedido de desmatamento, quando o Cadastro Ambiental Rural (CAR) da propriedade ainda está em processo de elaboração e análise.

Prioridade a preservadores

A secretário Mauren Lazaretti ainda garantiu que a Sema trabalha para criar uma forma de dar prioridade em responder os pedidos de autorização para desmatamento para propriedades com reservas ambientai conservadas. Essa seria mais uma forma de premiar quem cumpre com a legislação.

“Este ano estamos intensificando as ações para aqueles que ainda tem ativo ambiental, criando um mecanismo de análise prioritária para esses processos, para fortalecer aqueles que de fato tem pedidos de processos de desmate, venham ao órgão e busquem se regularizar. Infelizmente essa não é a realidade do estado de Mato Grosso”, concluiu
Clique aqui, entre na comunidade de WhatsApp do Leiagora e receba notícias em tempo real.

Siga-nos no Twitter e acompanhe as notícias em primeira mão.


 

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet