Cuiabá, domingo, 28/04/2024
01:06:33
informe o texto

Notícias / Política

21/03/2023 às 19:50

‘Só vou ficar bem quando foder com o Moro’, disse Lula, lembrando do que falava quando estava preso

Em entrevista, presidente diz que Lava Jato foi criada para mirar nas empreiteiras brasileiras

Estadão

‘Só vou ficar bem quando foder com o Moro’, disse Lula, lembrando do que falava quando estava preso

Foto: Fabio Rodrigues Pozzebom / Agência Brasil

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva revelou pela primeira vez que, quando estava preso em Curitiba, tinha uma ideia fixa e a declarava quando recebia visitas formais de procuradores e delegados na cadeia. Segundo o petista, em todas as visitas que recebia, as autoridades lhe perguntavam se estava bem. Lula diz que dava sempre a mesma resposta: “Só vai ficar bem quando eu foder com o Moro”.

O presidente foi condenado e preso por sentença assinada pelo então juiz Sergio Moro (União Brasil), hoje senador pelo Paraná. O petista foi acusado de se beneficiar de desvios de recursos na Petrobras a partir de investigações na Operação Lava Jato. A condenação acabou anulada por decisão do Supremo Tribunal Federal (STF), que considerou a 13ª Vara Federal de Curitiba incompetente e Moro parcial ao julgar Lula.

Moro assumiu o mandato como senador e já prometeu fazer oposição ao governo do petista. Antes de se candidatar, Moro foi ministro da Justiça no governo Bolsonaro e deixou o caso acusando o então presidente de tentar interferir na Polícia Federal.

Em entrevista à CNN, Moro disse ver risco a seus familiares após a fala de Lula. “Repudio veementemente, acho que o presidente feriu a liturgia do cargo por utilizar esse palavreado de baixo calão e simplesmente a gente tem que questionar quando isso é utilizado como forma de desviar o foco dos fracassos do governo federal”, afirmou. “Eu nunca levei essas questões para o lado pessoal, quando o presidente usa essa linguagem ofensiva contra mim, a meu ver ele gera até um risco pessoal para mim e minha família.”

A revelação de Lula sobre os dias da prisão foram feitas durante entrevista ao site Brasil 247. O presidente disse acreditar que a Lava Jato foi orquestrada pelo Ministério Público junto com autoridades do governo dos Estados Unidos para atacar as empreiteiras brasileiras. Lula passou 580 dias preso e respondeu a 20 ações. Em três delas foi absolvido. Outros 16 casos foram interrompidos por questões processuais ou reviravoltas que levaram ao arquivamento das ações.

Lula ainda afirmou durante a entrevista que em dado momento percebeu que a Lava Jato o tinha como alvo e só não sabia qual seria a acusação. Segundo presidente, as acusações tinham fundamentação política em vez de jurídica e, por isso, ele decidiu escalar o advogado Cristiano Zanin para a sua defesa. Zanin agora é cotado para assumir a vaga de Ricardo Lewandowski no STF.
Clique aqui, entre na comunidade de WhatsApp do Leiagora e receba notícias em tempo real.

Siga-nos no Twitter e acompanhe as notícias em primeira mão.


 

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet