Cuiabá, sexta-feira, 10/05/2024
03:11:50
informe o texto

Notícias / Política

24/03/2023 às 07:50

Após prefeitos e vereadores, TCE quer capacitar vices para evitar improbidades

Corte foca no trabalho de orientação para reduzir prejuízo à administração pública

Da Redação - Jardel P. Arruda / Da Reportagem Local - Marina Martins

Após prefeitos e vereadores, TCE quer capacitar vices para evitar improbidades

Foto: TCE-MT

Após ter realizado eventos focado em prefeitos e presidentes de Câmara de Vereadores, o Tribunal de Contas do Estado (TCE) deve focar em ações para capacitar vice-prefeitos no intuito de evitar casos de improbidade administrativa por desconhecimento. O anúncio foi feito pelo presidente do TCE, conselheiro José Carlos Novelli, na manhã desta quinta-feira (23), durante o primeiro Interage TCE de 2023.

“Abrimos uma possibilidade de nós fazermos ainda este ano,apesar de termos tantas atividades, também um Interage com os vice-prefeitos. Mesmo porque, já tem 4 vice-prefeitos que assumiram mandatos. Essa foi uma ideia específica do nosso amigo Neurilan, que nos passou e disse que seria muito importante e nós concordamos”, disse Novelli.

De acordo com ele, um Interage focado com vice-prefeitos foi um pedido do presidente da Associação Matogrossense dos Municípios (AMM), Neurilan Fraga. O evento é focado na capacitação dos gestores e legisladores para melhoria da gestão pública. 

São compartilhados produtos e informações, como o Programa de Gerenciamento do Planejamento Estratégico (GPE) e o Sistema Único e Integrado de Execução Orçamentária, Administração Financeira e Controle (SIAFIC-MT).

“TCE não é só fiscalizador e punitivo. Está focado na função orientadora para ajudar o gestor a não errar. Não adianta depois que a impropriedade foi cometida. E a maioria das vezes cometida porque não havia orientação, não havia conhecimento específico. Estamos entrando forte nessa linha.

O evento focado nos presidentes de Câmaras de Vereadores contou com representantes dos 141 municípios, além da participação da AMM, da União das Câmaras Municipais de MT (UCMMAT), Tribunal de Justiça e Secretaria de Estado de Fazenda. “Em meus 22 anos conselheiro e não se recorda ter havido um evento similar a esse na capacitação e diálogo com presidentes de câmara e vereadores de forma geral”, pontuou Novelli
Clique aqui, entre na comunidade de WhatsApp do Leiagora e receba notícias em tempo real.

Siga-nos no Twitter e acompanhe as notícias em primeira mão.


 

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet