Cuiabá, segunda-feira, 20/05/2024
08:37:01
informe o texto

Notícias / Política

09/05/2024 às 14:33

BALANCETES REPROVADOS

Vereador defende revisão das contas de Emanuel e ‘desafia’ TCE detalhar falhas

Renivaldo Nascimento (PSDB) enfatizou necessidade da Corte em esclarecer o parecer negativo e destacou que dívidas da Prefeitura não dão aval para a reprovação das contas

Da Redação - Amanda Garcia / Do Local - Paulo Henrique Fanaia

Vereador defende revisão das contas de Emanuel e ‘desafia’ TCE detalhar falhas

Foto: Foto: Câmara de Cuiabá

O vereador Renivaldo Nascimento (PSDB) saiu em defesa do prefeito Emanuel Pinheiro (MDB) e da decisão do conselheiro do Tribunal de Contas do Estado Valter Albano, que acata um recurso do gestor que pede a revisão do parecer negativo da Corte referentes aos balancetes municipais de 2022. Essa é a terceira vez que o emedebista solicita uma nova vistoria no parecer.

Na ocasião, o vereador ainda destacou que dívidas da Prefeitura não dão aval para a reprovação dos balancetes.

“Nós temos que aclarar essa prestação de contas, se realmente teve falha, onde foi. Até porque, essa Casa em nenhum momento discutiu as demonstrações contábeis presentes nas contas e sim o parecer do Tribunal de Contas. Essa Casa tem que discutir as demonstrações, o balancete, o balanço, isso sim. Agora, me diz qual vereador que sabe apontar onde que está esse contábil? Nenhum. Cabe ao Tribunal de Contas realmente rever, dentro das ponderações da Prefeitura. [...] Então, essa é uma discussão técnica. Dívida não é motivo para a reprovação de contas e nunca foi”, disparou à imprensa na manhã desta quinta-feira (9).

Segundo Renivaldo, apesar do ideal ser que não houvesse déficit financeiro, isso não acontece ‘em nenhum lugar no mundo, e nem no Brasil’.

“Em 2015 o percentual de endividamento da Prefeitura de Cuiabá foi maior do que o que está sendo apontado nas contas de 2022. Dívida não é motivo para a reprovação das contas, por isso a necessidade de um parecer detalhado, que com certeza será feito, se existe falhas, que elas sejam apontadas. Falhas, falta de aplicação, pedaladas fiscais, um monte de coisa, existe uma série de situações. Dívida não é motivo de reprovação de contas, jamais”, reiterou.

Câmara suspende julgamento 

Diante do novo recurso ingressado por Emanuel, a tramitação do processo no Legislativo Cuiabano ficará suspensa até o que o julgamento das contas seja oficialmente finalizado no Tribunal de Contas.

Diante disso, para que não haja qualquer tipo de nulidade na Câmara, a Comissão decidiu por bem suspender o julgamento até que o TCE decida o recurso.

 


 
Clique aqui, entre na comunidade de WhatsApp do Leiagora e receba notícias em tempo real.

Siga-nos no Twitter e acompanhe as notícias em primeira mão.


 

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet