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Notícias / Agro e Economia

26/03/2023 às 15:05

Lucas do Rio Verde entra na corrida para ter ZPE

Cáceres há mais de 30 anos não tirou Zona de Processamento de Exportação do papel

Jardel P. Arruda

Lucas do Rio Verde entra na corrida para ter ZPE

Foto: Ascom LRV

O município de Lucas do Rio Verde começa a se preparar para pleitear autorização de instalação de uma Zona de Processamento de Exportação (ZPE) junto ao governo federal. De acordo com o prefeito, Miguel Vaz (União), o objetivo é aproveitar o entroncamento de três ferrovias para construir o polo industrial no município.

Lucas do Rio Verde receberá o terminal da Ferrovia Estadual Senador Vicente Emílio Vuolo, que vai interligar o município com Rondonópolis, à Ferronorte, garantindo saída de toda produção local ao Porto de Santos. E também será o local de chegada da Ferrovia de Integração do Centro Oeste (FICO), assegurando uma saída ao Porto de Malhado, em Ilhéus (BA).

A terceira ferrovia é a Ferrogrão, que apesar de não ter terminal previsto em Lucas do Rio Verde, estará no município de Sinop, 150 km de distância, a qual vai abrir a opção de escoamento da produção pelos portos do Norte do país, como o de Porto de Itaqui (MA). 

“Recentemente, conversei com alguns especialistas do assunto que vieram voluntariamente aqui no município falar sobre isso. O que estamos fazendo é desenhar uma área que possa convergir bem com o terminal da ferrovia e por isso precisamos tratar isso também com a empresa para que o terminal fique em um local que ao lado, anexo, fique a Zona de Processamento de Exportação”, afirmou Miguel.

Outra ZPE

Essa não seria a primeira tentativa de implantar uma ZPE em Mato Grosso. A primeira começou há mais de 30 anos em Cáceres, em 1990, sendo vista como uma forma de impulsionar odesenvolvimento local e com a expectativa da consolidação da Hidrovia Paraguaia/Paraná, a qual nunca aconteceu devido a problemas ambientais.

A atual gestão estadual deve entregar as obras em 2023, após uma série de dificuldades em viabilizar a zona de processamento. Contudo, Miguel crê que o caso de Lucas do Rio Verde é diferente.

“Não querendo menosprezar ou dizer que aqui pode dar tudo certo, mas o volume de exportação, de saída, de competitividade de Cáceres talvez seja menor que o daqui quando tiver a chegada da ferrovia. Porque aí terá como encaminhar pelo Porto de Santos, quando sair a Fico pelo complexo do Itaqui no Maranhão e Ilhéus na Bahia. E quando sair a Ferrogrão tem a opção do arco norte. Então você tem aqui um grande centro que você pode escoar para qualquer um dos mercados através de ferrovia”, disse o prefeito.

Além disso, Lucas do Rio Verde é um dos polos brasileiros na produção de soja, milho e algodão, e está localizado em uma das regiões com maior produção estadual do agronegócio.
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