Cuiabá, quinta-feira, 02/05/2024
14:29:59
informe o texto

Notícias / Agro e Economia

27/03/2023 às 16:20

Governo quer antecipar internacionalização de aeroporto para voos particulares

Segmento do agronegócio e turismo seriam beneficiados com permissão para aeronaves privadas chegarem de outros países

Jardel P. Arruda

Governo quer antecipar internacionalização de aeroporto para voos particulares

Foto: Helder Dlougas / Leiagora

O governo de Mato Grosso articula para que o Aeroporto Marechal Rondon receba voos internacionais executivos ainda em 2023, antes da liberação para voos internacionais comerciais, que depende do término das obras de ampliação do terminal, previstas para serem concluídas em dezembro. Isso beneficiaria principalmente o setor do agronegócio, o qual lidera esse tipo de demanda no Estado, com voos vindo do exterior.

“A quantidade de voos executivos descendo em visita ao agronegócio, mesmo na área de turismo, é muito grande. Essas aeronaves precisam desviar para outros aeroportos para fazer a internacionalização e depois vir para Cuiabá. Isso facilitará muito essa aviação executiva que tem grande volume em Mato Grosso”, disse o secretário-chefe da Casa Civil, Mauro Carvalho, na manhã desta segunda-feira (27), no Aeroporto Marechal Cândido Rondon. 

Voos executivos são os que atendem demandas privadas, em rotas frequentemente distintas daquelas utilizadas pela aviação comercial, realizada pelas companhias aéreas, e aviação militar, pelas forças de segurança. Se encaixam nessa definição empresas de táxi aéreo e particulares.

Leia também - Vídeo | Ministro não descarta intervenção em aeroporto para garantir internacionalização

De acordo com ele, a superintendente da Polícia Federal em Mato Grosso, Lígia Neves Aziz Lucindo, se comprometeu em atender a demanda no que tange a corporação, caso a Centro-Oeste Airports (COA), concessionária do terminal, cumpra algumas exigências. 

“Essa possibilidade é concreta. Na semana passada, tivemos uma reunião com a superintendência da Polícia Federal, a doutora Lígia, que cobrou da COA um cronograma das obras e o fluxograma do aeroporto. Já foi entregue na semana passada esses dois documentos. Está sendo analisada pela equipe da doutora Lígia e existe a possibilidade, sim, de antecipar a aviação executiva ainda no segundo semestre de 2023”, disse Carvalho.

Após autorização da Polícia Federal, pode ser necessária autorização da Agência Nacional de Saúde (Anvisa).
Clique aqui, entre na comunidade de WhatsApp do Leiagora e receba notícias em tempo real.

Siga-nos no Twitter e acompanhe as notícias em primeira mão.


 

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet