Cuiabá, domingo, 28/04/2024
15:19:33
informe o texto

Notícias / Geral

28/03/2023 às 12:48

Sesp apresenta detalhes do ‘Vigia Mais MT’ para dirigentes da CDL Cuiabá

Durante a reunião, foi feito o detalhamento do projeto e as principais ferramentas que irão auxiliar na promoção da segurança pública

Leiagora

Sesp apresenta detalhes do ‘Vigia Mais MT’ para dirigentes da CDL Cuiabá

Foto: CDL Cuiabá

A equipe da Secretaria de Estado de Segurança Pública (Sesp) de Mato Grosso, coordenada pelo secretário-adjunto de Integração Operacional, Coronel Cláudio Fernando Carneiro Tinoco, apresentou o programa “Vigia Mais MT” para os diretores e lideranças da Câmara de Dirigentes Lojistas de Cuiabá (CDL) nessa segunda-feira (27). Durante a reunião, foi feito o detalhamento do projeto e as principais ferramentas que irão auxiliar na promoção da segurança pública.
 
A equipe da Sesp demonstrou imagens de pontos estratégicos em cidades de Mato Grosso onde já foram instaladas as câmeras de segurança. Também estiveram presentes na reunião o comandante do 1º Batalhão, tenente-coronel Jean Klebber Britto da Silva; subtenente Ivan; subtenente Campos Junior; sargento Sammer; soldado Almeida Junior: além do chefe de gabinete da Sesp, tenente-coronel PM Waldiley Alencar Taques do Valle Junior.
 
Os equipamentos já foram adquiridos pelo Governo do Estado e agora buscam parcerias públicas com os munícipes e a iniciativa privada, como a CDL Cuiabá, para a instalação e manutenção. A Polícia Militar, através do Centro Integrado de Operações de Segurança (CIOSP), ficará responsável por realizar o acompanhamento em tempo real do que acontece no local onde as câmeras forem instaladas.
 
“Diante da importância deste programa e de sabermos que as câmeras poderão flagrar várias situações de crimes que nos ajudarão a agirmos de forma ainda mais ágil e assertiva e até mesmo inibindo acontecimentos criminosos, estamos buscando essa parceria e esse apoio da CDL Cuiabá”, disse o comandante do 1º Batalhão.
 
Conforme o programa, os vídeos poderão ser utilizados para o planejamento das ações de polícia ostensiva em prevenção de crime ou para as investigações policiais em repressão de condutas criminosas. Ainda, as imagens podem ser usadas em funções de inteligência artificial com identificação de caracteres, como as placas de veículos em vias públicas ou entradas de estacionamentos privados.
 
Segundo o presidente da CDL Cuiabá, Celio Fernandes, a iniciativa do Governo do Estado vai produzir grandes resultados para a segurança pública em Mato Grosso. “Para Cuiabá, conforme o que nos foi informado pela polícia militar, está previsto em torno de 4.500 câmeras, nós iremos buscar junto ao poder público municipal que essa instalação seja efetivada o mais rápido possível, para não corrermos o risco de perder esse recurso para outras cidades do Estado”, disse ele, reforçando que agora os times técnicos de ambas as instituições estarão trabalhando em conjunto para elaborar um plano de ação para concretização do projeto.
 
Contudo, o presidente ainda estuda junto a equipe da CDL Cuiabá outras possibilidades para que o projeto seja efetivado na capital. “Estamos conhecendo bem de perto esse programa, já participamos de algumas reuniões, então, estamos discutindo com os responsáveis todos os pontos para uma possível parceria também”, explica ele, reforçando que o projeto é extrema importância para o setor empresarial. 
 
“A implantação de câmeras ajudará e muito a polícia gerar ações em prevenção e combate ao crime. Nosso objetivo é de que o nosso comerciante possa ter mais segurança em relação ao seu negócio, a sua empresa”, finalizou Fernandes.
 
Sobre o programa
 
O programa Vigia Mais MT foi criado em maio de 2022 e prevê o acesso e a captação de imagens de vigilância e segurança eletrônica, pertencentes a entes públicos e privados, por meio de plataforma operacional dirigida com a finalidade de ampliar o videomonitoramento de locais estratégicos que possibilitem auxiliar o policiamento no planejamento quanto a prevenção e atuação.
 
Apesar de já existir desde o ano passado, o programa está sendo ampliado através de investimento realizado pelo Governo do Estado na compra de câmeras altamente tecnológicas que possibilitarão beneficiar a segurança pública da capital e demais municípios do Estado.
 
Ao todo, o programa prevê a instalação de 15 mil câmeras digitais de monitoramento nos 141 municípios mato-grossenses, com investimento de R$ 30 milhões.
 
Com informações da assessoria
Clique aqui, entre na comunidade de WhatsApp do Leiagora e receba notícias em tempo real.

Siga-nos no Twitter e acompanhe as notícias em primeira mão.


 

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet