Cuiabá, domingo, 28/04/2024
14:57:15
informe o texto

Notícias / Agro e Economia

29/03/2023 às 08:20

Queda na receita faz governo ter cautela com despesa, mas convocações e investimentos estão garantidos

Mauro fala em rigidez fiscal e Gallo garante investimentos na ordem de 15% do total da receita corrente líquida, mesmo com chamamento de aprovados em concursos

Da Redação - Alline Marques / Reportagem local - Jardel P. Arruda

Queda na receita faz governo ter cautela com despesa, mas convocações e investimentos estão garantidos

Foto: Secom-MT

Apesar da queda na arrecadação de ICMS no estado, o governador Mauro Mendes (União) garante que tem trabalhado internamente para ajustar a situação e garantir que não haja um descompasso financeiro entre receita e despesas. O chefe do Executivo fala em trabalhar com rigidez fiscal para garantir que não se acumulem dívidas. Além dele, o secretário de Estado de Fazenda, Rogério Gallo, também garante que não haverá impacto nos investimentos previstos para este ano e assegura que os aprovados nos concursos da segurança e da saúde serão convocados. 

“Tivemos um registro de queda na arrecadação de ICMS no mês de janeiro e fevereiro. Comparado com o mesmo período de 2022, ela é menor, não é um sinal positivo, e isto é devido às mudanças promovidas pelo governo Federal e Congresso, agora estamos trabalhando internamente para ajustar isso, para garantir que não haja nenhum descompasso entre receita e despesa”, afirmou Mendes durante entrevista coletiva nessa terça-feira (28). 

O assunto foi um dos temas tratados na reunião de secretariado do governo realizada na tarde da segunda (27), no Palácio Paiaguás. Mendes é enfático em afirmar que não permitirá nenhuma compra, seja de produtos ou serviços, sem a garantia de que tenha dinheiro em caixa.

“Acredito que é início de ano e que vamos trabalhar nesse começo com muita rigidez fiscal para garantir que nenhuma compra seja feita de produtos ou serviços sem que a gente tenha 100% de certeza de que tem o dinheiro em caixa para pagar”, garantiu o governador, que afirmou ainda que, por enquanto, essa queda não afeta o trabalho do governo, porque sempre trabalhou com muita segurança. 

Gallo assegura que não "há a menor hipótese do estado investir menos de 15% da receita corrente líquida”. De acordo com o gestor, no ano passado, os investimentos foram na ordem de 19% da receita, e o direcionamento ainda é de continuar com o mesmo planejamento feito no ano passado, mas com cautela, com relação às despesas permanentes, para ter condição de manter o mesmo ritmo de investimento. 

Questionado ainda sobre o chamamento dos concursados da Polícia Militar, Polícia Judiciária Civil e até mesmo os da saúde que ainda realizarão o concurso, Gallo garante que essas vagas já estavam no planejamento. “Nem sempre no quantitativo que se espera e deseja, estamos analisando ainda o quantitativo, mas o governador deve anunciar em breve o quantitativo que será convocado”, disse o secretário. 

Além da saúde, também foi anunciada a realização do concurso público para a Secretaria de Estado de Fazenda.
Clique aqui, entre na comunidade de WhatsApp do Leiagora e receba notícias em tempo real.

Siga-nos no Twitter e acompanhe as notícias em primeira mão.


 

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet