Cuiabá, sábado, 27/04/2024
23:48:06
informe o texto

Notícias / Política

13/04/2023 às 10:55

Cacique Raoni convida Mendes a comparecer no Acampamento Terra Livre

Uma carta da federação que representa os 42 povos indígenas de MT foi enviada ao governador, mas até o momento não houve retorno

Da Redação - Alline Marques / Reportagem local - Jardel P. Arruda

Cacique Raoni convida Mendes a comparecer no Acampamento Terra Livre

Foto: Jardel P. Arruda / Leiagora

O governador Mauro Mendes (União) será convidado diretamente pelo cacique Raoni para comparecer ao Acampamento Terra Livre de Mato Grosso. Isto porque até o momento o chefe do Executivo não teria aberto espaço na agenda para atender aos indígenas que têm demandas de nível estadual para levar ao chefe do Estado. 

Cacique Raoni chegou na manhã desta quinta-feira (13) ao acampamento, que está montado no canteiro central da Avenida do CPA desde o início da semana para chamar atenção às pautas dos povos originários, em alusão ao mês de abril, quando se comemora o Dia dos Indígenas. Ele falou rapidamente à imprensa, mas ainda deve fazer um pronunciamento e à tarde eles devem marchar para o Palácio Paiaguás. 

A diretora do Instituto Yukamaniru de Apoio às Mulheres Indígenas Bakairi, Darlene Yaminalo Taukane, informou que a nova gestão, empossada este ano, da Federação dos Povos e Organizações Indígenas de Mato Grosso (Fepoimt) enviou uma carta ao governador, porém, até o momento não houve um retorno por parte do Estado. Nem mesmo para uma agenda ou de retorno sobre as demandas. 

“Enviamos uma carta e pedimos uma audiência porque a federação representa 42 povos indígenas de Mato Grosso, mas até agora nada”, comentou a líder que participa do acampamento, que reúne cerca de 200 pessoas, que deverão migrar na próxima semana para Brasília, onde vão se juntar com o acampamento nacional que já acontece anualmente. Em Mato Grosso, é a primeira vez que este movimento é realizado. 

Dentre as reivindicações que os povos indígenas de Mato Grosso estão a realização de consultas prévias e o impacto de empreendimentos e hidrelétricos sobre os povos indígenas e a biodiversidade. 

De acordo com dados repassados pelas entidades indígenas, somente na bacia do rio Juruena, pelo menos 36 dos empreendimentos planejados são de alto risco, sendo 27 de altíssimo risco, uma vez que estão localizados a menos de cinco quilômetro de terras indígenas ou comunidades tradicionais. 

“Ao todo, são pelo menos 167 projetos de empreendimentos hidrelétricos na bacia do Juruena, entre iniciativas na fase de planejamento ou preparação (115) ou em operação ou construção (52) Os dados foram revelados por um estudo encomendado pela Operação Amazônia Nativa (OPAN)”, diz trecho de documento enviado pelos povos originários. 

As autorizações de pesquisa minerária em áreas sobrepostas a terras indígenas, a flexibilização o barramento e a vazão de rios para construção de hidrelétricas e irrigação, a demarcação de TIs e o Projeto de Lei Complementar 17/2023, que tramita no parlamento mato-grossense, e que reduz a participação popular – e do movimento indígena – no Conselho Estadual de Educação são outros temas que devem ser abordados.

Sobre a questão da educação indígena, inclusive, muitos participaram de uma audiência que foi realizada na segunda-feira (13).
Clique aqui, entre na comunidade de WhatsApp do Leiagora e receba notícias em tempo real.

Siga-nos no Twitter e acompanhe as notícias em primeira mão.


 

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet