Cuiabá, terça-feira, 30/04/2024
19:52:47
informe o texto

Notícias / Geral

16/04/2023 às 10:45

Limpurb busca parceria para que troncos de Ximbuva sejam transformados em violas de cocho

A árvore, que estava localizada na região central, caiu por conta das raízes danificadas

Leiagora

Limpurb busca parceria para que troncos de Ximbuva sejam transformados em violas de cocho

Foto: Prefeitura de Cuiabá

Os troncos da Ximbuva que caiu na região central de Cuiabá nesta semana serão transformados em violas de cocho. A medida foi anunciada pela Empresa Cuiabana de Zeladoria e Serviços Urbanos (Limpurb), que participou da operação, em conjunto com o Corpo de Bombeiros e a concessionária Energisa, para retirada da árvore.

Conforme explica o diretor-geral da empresa pública, Júnior Leite, os troncos foram direcionados para o Horto Florestal Tote Garcia, onde encontram-se armazenados. Neste momento, a Limpurb busca formalizar parceria com artesãos, para garantir a confecção do instrumento musical típico da capital mato-grossense.

A Ximbuva estava localizada no encontro entre a Avenida Getúlio Vargas e a Rua Comandante Costa e, conforme relatos históricos, seu plantio foi realizado nos anos 40, junto com a construção do Palácio da Justiça. A possibilidade é de que a queda da árvore tenha ocorrido por conta de suas raízes estarem danificadas.

“Essa árvore faz parte da história de Cuiabá e o que estamos buscando é garantir que isso tenha continuidade por meio das violas de cocho, que é um símbolo da cultura cuiabana. Foi uma determinação do prefeito Emanuel Pinheiro procurar essa parceria, para que os instrumentos sejam confeccionados o quanto antes”, explica Júnior Leite.

Plano diretor de arborização

Com o intuito de fortalecer as políticas públicas de planejamento urbano, promovendo a preservação da vegetação, a Prefeitura de Cuiabá, está desenvolvendo o Plano Diretor de Arborização Urbana. Esse trabalho é realizado por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano Sustentável.

No início de abril, o instrumento foi apresentado em audiência pública realizada na Câmara Municipal. O estudo de arborização deve ser inserido nos programas, planos e projetos de gestão urbana, abrangendo espaços livres, áreas verdes e remanescentes florestais para a proteção da biodiversidade e uma melhor qualidade de vida para à população cuiabana. 

 
Prefeitura de Cuiabá
Clique aqui, entre na comunidade de WhatsApp do Leiagora e receba notícias em tempo real.

Siga-nos no Twitter e acompanhe as notícias em primeira mão.


 

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet