Cuiabá, segunda-feira, 29/04/2024
08:18:11
informe o texto

Notícias / Geral

17/04/2023 às 15:34

Polo Socioambiental Sesc Pantanal em Poconé adere ao Desafio da Natureza Urbana 2023

O evento global incentiva a sociedade a reconhecer e se aproximar da natureza que a cerca, documentando as espécies e as paisagens naturais das cidades onde vivem

Leiagora

Polo Socioambiental Sesc Pantanal em Poconé adere ao Desafio da Natureza Urbana 2023

Foto: Assessoria

Entre os dias 28 de abril e 1º de maio, mais de 400 cidades pelo mundo se unem para o Desafio da Natureza Urbana 2023. O evento global incentiva a sociedade a reconhecer e se aproximar da natureza que a cerca, documentando as espécies e as paisagens naturais das cidades onde vivem. Em Poconé (MT), o Polo Socioambiental Sesc Pantanal, em parceria com a Ampara Silvestre, irá realizar uma série de ações em suas unidades para envolver a população pantaneira. 

“O desafio incentiva a participação da população em geral para compor um banco de dados global sobre a diversidade biológica que habita o meio urbano e arredores. A ideia é que as pessoas possam reconhecer as espécies da fauna e da flora que coabitam o meio urbano conosco, e as registrem por meio de fotografias tiradas pelo próprio celular e postem no aplicativo iNaturalist. É uma promoção da ciência cidadã, que utiliza informações coletadas pela população em geral e contribui para alimentar esse banco de dados, que pode gerar conhecimento científico, já que muitas vezes os pesquisadores não têm amplo acesso a esse tipo de informação”, explicou a educadora ambiental do Sesc Pantanal, Carla Andrea Moreira.  

As atividades terão dois momentos: orientações sobre o uso adequado do aplicativo e exercício de registro das espécies, tudo acompanhado pela equipe de educadores ambientais do Sesc Pantanal.

No dia 28 de abril, a ação será realizada junto aos estudantes do Complexo Educacional Sesc Pantanal, em Poconé, nos dois turnos escolares.

No dia 29, das 8h às 10h, a atividade será com os hóspedes do Hotel Sesc Porto Cercado.

No dia 30 de abril a ação ocorrerá dentro da programação do Domingo no Parque, no Parque Sesc Baía das Pedras, das 9h às 11h e 15h às 16h, e será voltada para o público em geral que frequenta a unidade. 

“Essa é uma oportunidade de ampliar o conhecimento sobre a riqueza da biodiversidade do Pantanal, sobre as espécies que existem nas nossas unidades e a importância do envolvimento de todos na conservação da biodiversidade”, concluiu a educadora ambiental do Sesc Pantanal. Na última edição realizada em 2022, 44 países participaram do desafio, que resultou em mais de um milhão de observações feitas e 45 mil espécies registradas.

 
Assessoria
Clique aqui, entre na comunidade de WhatsApp do Leiagora e receba notícias em tempo real.

Siga-nos no Twitter e acompanhe as notícias em primeira mão.


 

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet