Cuiabá, domingo, 28/04/2024
21:59:10
informe o texto

Notícias / Geral

25/04/2023 às 21:03

Profissionais da educação paralisam atividades nesta quarta em 28 municípios de MT

A paralisação faz parte de um ato público que marcará o Dia de Paralisação Nacional dos Profissionais da Educação Pública e inclui manifestação na AL e passeata pelo Centro Político

Alline Marques

Profissionais da educação paralisam atividades nesta quarta em 28 municípios de MT

Foto: Seduc-MT

Três regionais do Sindicato dos Trabalhadores no Ensino Público de Mato Grosso (Sintep-MT), reunindo 28 municípios, participam nesta quarta-feira (26), do Ato Público que marcará o Dia de Paralisação Nacional dos profissionais da educação pública, na Capital. A mobilização ocorrerá às 8h, na Assembleia Legislativa.

De acordo com informações repassadas pelo sindicato, estão confirmadas caravanas das regionais Oeste I - Baixada Cuiabana; Médio Norte I, Vale do Paraguai; e Médio Norte II, Alto Paraguai.

A data marca o dia de luta nacional em Defesa e Promoção da Educação Pública que está na 24ª edição. Em Mato Grosso, a pauta inclui a 
garantia de Política Salarial com “ganho real” que recomponha as perdas salarias ocorridas com a fim da Lei 510/2013, pagamento integral da RGA, mudança na reforma da previdência, realização do Curso do Profuncionário e do Curso de Nível Superior para os funcionários/as das escolas, além da questão da segurança nas escolas, com vigias nos turnos de funcionamento, e ainda a garantia de merendeiras e pessoal de limpeza necessários nas escolas. 

A pauta também inclui realização de concurso público e a defesa da 
Escola Pública com Gestão Democrática. 

O Sintep-MT fará a entrega oficial da pauta de reivindicação dos profissionais da rede estadual também à presidente em exercício da Casa de Leis, deputada Janaina Riva (MDB), ainda no período da manhã, antes do início da abertura dos trabalhos legislativos.

“Tivemos a confirmação da deputada para um diálogo rápido com a categoria. E estendemos o convite aos demais parlamentares que tenham compromisso com a Educação Pública e queiram participar”, completa Valdeir Pereira.

A programação inclui ainda uma passeata de protesto até a Secretaria de Estado de Educação (Seduc) e, posteriormente, ao Palácio Paiaguás. O órgão já teria sido notificado, mas não deu um retorno ao sindicato sobre a possibilidade de uma agenda.

“Precisamos reafirmar publicamente nossas defesas, para deixar claro para a sociedade os prejuízos que o desgoverno, quer seja estadual ou municipal acarreta para a formação dos estudantes e o comprometimento que isso traz para o país”, destaca o presidente do Sintep-MT, Valdeir Pereira.

Em nível nacional, o ato defende a aplicação do reajuste do piso salarial inicial e a revogação do novo Ensino Médio.

 
Com informações da assessoria 
Clique aqui, entre na comunidade de WhatsApp do Leiagora e receba notícias em tempo real.

Siga-nos no Twitter e acompanhe as notícias em primeira mão.


 

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet