Cuiabá, domingo, 28/04/2024
21:41:54
informe o texto

Notícias / Polícia

26/04/2023 às 11:28

Empresários do ramo de peças e acessórios estão entre presos em operação contra furtos de motocicleta

As investigações apuram se os empresários atuam como líderes da organização criminosa e mandantes de diversos furtos e roubos

Eloany Nascimento

Empresários do ramo de peças e acessórios estão entre presos em operação contra furtos de motocicleta

Foto: Montagem Leiagora/PJC-MT

A Delegacia Especializada de Roubos e Furtos de Veículos (DERFVA), cumpriu 10 prisões durante a Operação Avalanche,  deflagrada na manhã desta quarta-feira (26), contra uma organização criminosa especializada em furtos de motocicletas. Dentre os alvos, estão os proprietários de comércios de peças e acessórios, Eleandro Lima Da Silva, da empresa Leandro Motos, e Rodgleiton Melquiades Silva do estabelecimento Neguinho Motos.

De acordo com o delegado da DERFVA, Gustavo Garcia Francisco, as investigações apuram se os empresários atuam como líderes da organização criminosa e mandantes de diversos furtos e roubos de motocicletas na região, para posteriormente realizar o desmonte e vendas das peças.

Além dos empresários presos nesta quarta, a operação mira em outras empresas do ramo, como a Americanas Motos e Xtreme Motos, onde os donos estão foragidos.

Foram presos também 8 suspeitos, que são acusados de cometer os furtos de motocicletas em Cuiabá e na região metropolitana. O crime era cometido na região central da capital e Várzea Grande. Os suspeitos subtraíram  os veículos, mediante uso de chave micha.

O Leiagora tentou entrar em contato com as empresas envolvidas, mas ambos os contatos estavam fora de área de cobertura.

Operação Avalanche

A operação, que teve a primeira fase deflagrada em fevereiro de 2022, tem como alvo uma organização criminosa identificada em 60 procedimentos investigados na DERFVA e que pode estar ligado a mais de 1.200 subtrações de motocicletas ocorridas nos últimos três anos na região metropolitana, além da adulteração de aproximadamente 150 placas de veículos. 

A maior parte das subtrações dos veículos ocorreram em shoppings, hospitais e supermercados, tendo como principais vítimas trabalhadores, que adquiriram os veículos de maneira parcelada para ser utilizado como meio de transporte para o trabalho. Estima-se que a somatória do prejuízo causado às vítimas seja de aproximadamente R$ 12 milhões. 

As ordens judiciais, sendo 23 mandados de prisão preventiva e 37 mandados de busca e apreensão, são cumpridas em Cuiabá e Várzea Grande. 
Clique aqui, entre na comunidade de WhatsApp do Leiagora e receba notícias em tempo real.

Siga-nos no Twitter e acompanhe as notícias em primeira mão.


 

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet