Cuiabá, domingo, 28/04/2024
21:23:56
informe o texto

Notícias / Geral

30/04/2023 às 15:52

Escola Tiradentes de Diamantino desenvolve horta hidropônica para promover inclusão e sustentabilidade

Projeto também trabalha habilidades socioemocionais importantes, como colaboração, respeito às diferenças e empatia

Leiagora

Escola Tiradentes de Diamantino desenvolve horta hidropônica para promover inclusão e sustentabilidade

Foto: Assessoria

Com o objetivo de estimular a conscientização ambiental e a inclusão social da comunidade escolar, os professores e estudantes da Escola Estadual Militar “Dr. Manoel José Murtinho”, em Diamantino, desenvolveram e implementaram o projeto “Horta Escolar: Plantando Sementes de Educação Ambiental”.

Por meio da implantação de uma horta hidropônica na unidade, os alunos vão ter experiência de aprendizagem mais prática e interativa, integrando diversas áreas de conhecimento, como ciências, matemática, biologia e meio ambiente.

O diretor da unidade, primeiro-tenente da Polícia Militar Maycon David Zanetti, contou que a horta hidropônica é um sistema de cultivo de plantas sem solo, utilizando água e nutrientes. O método de cultivo é eficiente, econômico e sustentável, permitindo a produção de alimentos em áreas urbanas e rurais de forma acessível e sem agredir o meio ambiente.

Segundo ele, a implantação desse projeto vai contribuir para trabalhar as questões que tratam as habilidades socioemocionais importantes, como colaboração, respeito às diferenças e empatia.
 
Maria Quitéria, professora da Sala de Recurso Multifuncional da escola, falou da importância do projeto e como ele abrange a comunidade escolar.

“A horta hidropônica é uma atividade que pode ser realizada por pessoas com diferentes habilidades e necessidades especiais. Trabalhar com a educação inclusiva nesse projeto ajuda a promover a inclusão social. A horta estimula o desenvolvimento de habilidades socioemocionais como trabalho em equipe, empatia e respeito às diferenças, além de fortalecer a relação entre a escola e a comunidade local”, disse.

Para a professora Irenilda Almeida, o desenvolvimento do projeto horta é importante para a integração entre os alunos e os demais profissionais da escola. Em todas as ações existe um fator que pode ser utilizado como fonte de aprendizado para os estudantes.

A orientadora ainda pontuou sobre a experiência de contato com a natureza, onde a comunidade integra um laboratório vivo, podendo trabalhar os mais variados temas, além de conhecer melhor os alimentos e experimentá-los.

O coordenador do projeto na escola, Marcelo Viana, ressaltou que, além de contribuir para a consciência socioambiental dos estudantes, a horta ainda os ensina sobre a importância de uma alimentação saudável e equilibrada.

"A implantação de uma horta hidropônica na escola deverá trazer diversos benefícios, como o estímulo de uma alimentação que garanta, principalmente, que seu organismo esteja recebendo todos os nutrientes de que ele precisa. Ao plantar e cultivar alimentos na horta hidropônica, os estudantes aprendem a importância de uma alimentação saudável e equilibrada, além de que isso contribui para a consciência socioambiental dos estudantes, com responsabilidade na atuação do ser humano sobre a natureza, visando diminuir os impactos e melhorar as condições de vida no planeta", finalizou.

 
Assessoria
Clique aqui, entre na comunidade de WhatsApp do Leiagora e receba notícias em tempo real.

Siga-nos no Twitter e acompanhe as notícias em primeira mão.


 

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet