Cuiabá, domingo, 28/04/2024
00:18:15
informe o texto

Notícias / Política

11/05/2023 às 17:43

Dia do Pau-Rodado: Câmara aprova homenagem aos “cuiabanos de coração”

A votação ocorreu na sessão desta quinta (11) e recebeu 10 votos favoráveis e 2 contrários

Leiagora

Dia do Pau-Rodado: Câmara aprova homenagem aos “cuiabanos de coração”

Foto: Assessoria

Aprovado o projeto do vereador de Cuiabá, Fellipe Corrêa (Cidadania) que institui o Dia do Pau-Rodado, a ser comemorado anualmente no dia 10 de novembro. A votação ocorreu na sessão desta quinta (11) e recebeu 10 votos favoráveis e 2 contrários. O projeto, que deve virar lei, busca homenagear aqueles que fizeram da Capital de Mato Grosso sua residência e ajudaram a escrever a história da cidade com seu trabalho.

Em plenário, a debate sobre o tema esteve em torno de questões que passam pela aceitação dos que vieram de fora, migrantes e imigrantes, mas também pela valorização dos cuiabanos “de tchapa”. O presidente da Câmara de Cuiabá, Chico 2000 (PL) aproveitou a discussão do tema para afirmar que “como a grande maioria, sou um pau-rodado e fui muito bem recebido por cuiabanos que me deram oportunidade de viver aqui”.

O vereador Luis Claudio (PP) elogiou a iniciativa que inaugura um debate qualificado dentro do Legislativo Municipal e afirmou que os reflexos na sociedade são de maior compreensão por parte da sociedade cuiabana de sua própria história e sua cultura.

“O termo precisa ganhar um ressignificado, como o vereador Fellipe Correa fala. O cuiabano recebeu muito bem quem veio de fora e eu sempre me senti muito acolhido. Ao homenagear essas pessoas, o senhor homenageia os que vieram para cá, que fizeram da Capital e do Estado, ao lado dos cuiabanos, uma potência econômica. Nada mais justo que essa expressão seja ressignificada e é com muito orgulho que posso dizer que sou pau-rodado”, afirmou Luis Claudio.

Contrária à homenagem aos “paus-rodados” a vereadora Edna Sampaio (PT), afirmou que entende ser um projeto que traria o “apagamento” da cultura local, ao dizer “sou cuiabana, de muitas gerações, e o 'pau-rodado' é uma terminologia dos que vieram do Sul para MT e que achavam que os cuiabanos eram preguiçosos e que, por isso, não teriam jornadas extensivas de trabalho e nem acúmulo de riqueza”, declarou. 

No entanto, segundo o autor da proposta, a fala da colega é academicamente equivocada e vai na contramão do que ela própria defende ao lutar pela igualdade, porque o trabalho do Legislativo é contribuir para mudanças culturais que tenham impacto positivo no sentido de combater a xenofobia e o racismo. O parlamentar destaca que o termo pau-rodado era usado a alguns anos para se referir a grupos sociais dos mais diversos, tais como nortistas e nordestinos, não especificamente para sulistas. 

“Todos esses, de diferentes regiões do país e até de fora que vieram para Cuiabá, contribuíram e contribuem para a construção do que temos de melhor. Mas isso só foi possível porque os cuiabanos tem um coração grande e souberam acolher, receber, dar oportunidade. É por isso que defendo que a homenagem com a criação do dia do pau-rodado tem a função de ressignificar este termo que por si já é um patrimônio cultural. Agradeço aos colegas que votaram e encararam junto esse debate”, afirmou Fellipe Corrêa.

O termo pau-rodado para se referir aos migrantes, “cuiabanos de coração”, remete à navegação fluvial. O "pau-rodado" é uma metáfora própria da linguagem local, uma referência aos troncos de árvores que descem os rios rodando nas margens até se fixarem em algum trecho dele. A ocupação do território cuiabano por migrantes de outros estados, como os bandeirantes, iniciou pelos rios e com o tempo, o vocábulo pau-rodado passou a ser usado para se referir a todos aqueles que vieram de outros estados e municípios e que fixaram residência em Cuiabá.

A data escolhida, 10 de novembro, é a o dia do falecimento de Pascoal Moreira Cabral Leme, que comandou a bandeira que chegou às terras que hoje são de Cuiabá em 1718. Como não há registros conhecidos sobre o nascimento, foi escolhida a data de seu falecimento. 

Referência histórica - Entre os anos de 1673 e 1682, se tem registro dos primeiros Bandeirantes paulistas que passaram pela região onde hoje se encontra o município de Cuiabá. No ponto em que o Rio Coxipó deságua no Rio Cuiabá, a bandeira de Manoel de Campus Bicudo fundou o primeiro povoado da região, localidade batizada de São Gonçalo.

Em 1718, chega à região a bandeira do paulistano, Pascoal Moreira Cabral. Ele ajudou a fomentar a corrida pelo ouro na localidade após a descoberta das minas conhecidas como “Lavras do Sutil”. A notícia da descoberta causou grande fluxo migratório para a região.

 
Da assessoria 
Clique aqui, entre na comunidade de WhatsApp do Leiagora e receba notícias em tempo real.

Siga-nos no Twitter e acompanhe as notícias em primeira mão.


 

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet