Cuiabá, sexta-feira, 10/05/2024
04:22:27
informe o texto

Notícias / Política

17/05/2023 às 09:51

Avallone é favorável ao PL que autoriza governo a realizar empréstimo de US$ 180 milhões

Na manhã desta quarta-feira (17), o secretário-adjunto de Fazenda de Mato Grosso, Fábio Pimenta, se reúne com os parlamentares no Colégio de Líderes para elucidar as dúvidas quanto ao polêmico PL

Da redação - Paulo Henrique Fanaia / Da reportagem local - Luíza Vieira

Avallone é favorável ao PL que autoriza governo a realizar empréstimo de US$ 180 milhões

Foto: JL Siqueira

O presidente da Comissão de Fiscalização e Acompanhamento da Execução Orçamentária da Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT), deputado Carlos Avallone (PSDB), defende a aprovação do Projeto de Lei nº 855/2023 que autoriza que o governo do estado realize um empréstimo de 180 milhões de dólares junto ao Banco Internacional para Reconstrução do Desenvolvimento (BIRD). Avallone afirma que, como relator do PL, ele se reuniu com diversas lideranças de secretaria do estado e entendeu a necessidade do empréstimo, mesmo que o governo tenha dinheiro em caixa.
 
“Há 15 dias eu me reuni com representantes da Secretaria de Fazenda, Secretaria de Educação, Secretaria de Estado da Agricultura Familiar e com a Secretaria de Planejamento da Assembleia e eles me explicaram o projeto inteiro. Eu conheço o projeto. Como presidente da Comissão eu quis conhecer o projeto, e ele é muito bom. Tanto que eu chamei a relatoria para mim e fiz o relatório favorável ao empréstimo. Mas aí você fala: ‘Por que um empréstimo se o governo tem dinheiro em caixa?’ O Banco Mundial tem estruturas que ajudam muito, principalmente na questão da agricultura familiar e na questão da educação, com exemplos do mundo inteiro e eles trazem esses bons exemplos para o estado e eles me apresentaram os avanços que podem ter e as propostas que o projeto traz”, afirmou Avallone na noite dessa terça-feira (16).
 
De acordo com o deputado, o fato de ter dinheiro em caixa não impede que o governo de Mato Grosso realize o empréstimo, haja vista que esse dinheiro, em tese guardado, gera recursos para Mato Grosso. Todavia, o Parlamento estadual irá analisar a proposta, e caso seja favorável ao estado, o PL será aprovado.
 
O PL em questão tem gerado polêmica na Assembleia, pois alguns deputados como Wilson Santos (PSD), Lúdio Cabral (PT) e Júlio Campos (União) são contra o empréstimo milionário, sendo que Júlio até mesmo chegou a dizer que “empréstimo em dólar é a coisa mais perigosa do mundo”.
 
Já o secretário estadual de Educação, Alan Porto, defende a aprovação do tema, pois segundo ele, o empréstimo irá auxiliar na aceleração das metas de desenvolvimento da Educação no estado com a reforma e construção de novas unidades escolares, valorização pedagógica e compra de materiais para os alunos tal como notebooks.
 
Na manhã desta quarta-feira (17), o secretário-adjunto de Fazenda de Mato Grosso, Fábio Pimenta, se reúne com os parlamentares no Colégio de Líderes para elucidar as dúvidas quanto ao empréstimo. 
Clique aqui, entre na comunidade de WhatsApp do Leiagora e receba notícias em tempo real.

Siga-nos no Twitter e acompanhe as notícias em primeira mão.


 

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet