Cuiabá, sábado, 27/04/2024
14:21:49
informe o texto

Notícias / Política

22/05/2023 às 17:45

Com aumento no número de médicos, tempo de espera de pacientes em UPAs e policlínicas reduz pela metade

A unidade com maior redução no tempo de espera foi a Policlínica do Coxipó, que de 4h30 diminuiu para 2 horas

Leiagora

Com aumento no número de médicos, tempo de espera de pacientes em UPAs e policlínicas reduz pela metade

Foto: Luiz Alves

O tempo médio de espera para atendimento em Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) e policlínicas de Cuiabá reduziu em mais da metade, desde o início da intervenção do Estado na Saúde. Em 15 de março, quando a equipe de intervenção assumiu o comando da Saúde da capital, os pacientes precisavam aguardar por até 3 horas para serem atendidos. Atualmente, essa espera é, em média, de 1h20.

A unidade com maior redução no tempo de espera foi a Policlínica do Coxipó, que de 4h30 diminuiu para 2 horas. 

Segundo a interventora Danielle Carmona, o aumento no número de médicos contratados é o principal motivo para a redução do tempo de permanência dos pacientes nas UPAs dos bairros Verdão, Pascoal Ramos e Morada do Ouro, e nas policlínicas do Planalto, Coxipó e Pedra 90.

"Eram 67 médicos no início da intervenção e, atualmente, são 100, um aumento de 49,2% no número de profissionais atuando nas unidades", explicou ela.

A unidade que possui, atualmente, a maior quantidade de médicos é a UPA Verdão, com 26 profissionais, sendo que mais da metade deles atua no box de emergência.

"A expectativa é reduzir ainda mais o tempo de espera dos pacientes nas unidades a partir do mês de junho, pois teremos a nomeação de mais 80 médicos aprovados no concurso da Secretaria Municipal de Saúde", comentou a cointerventora e secretária adjunta de Atenção Secundária, Najla Brito, lembrando ainda que, dos 360 convocados do concurso, 137 são médicos de diversas especialidades, como pediatria, dermatologia, neurologia e psiquiatra.
Clique aqui, entre na comunidade de WhatsApp do Leiagora e receba notícias em tempo real.

Siga-nos no Twitter e acompanhe as notícias em primeira mão.


 

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet