Cuiabá, domingo, 28/04/2024
21:03:13
informe o texto

Notícias / Geral

24/05/2023 às 17:46

Documento que pede revogação do novo Ensino Médio será entregue a ministro em visita a Cuiabá

O documento é assinado por entidades de Mato Grosso que representam a comunidade escolar e foi elaborado durante audiência pública na Assembleia que debateu a reforma do Ensino Médio

Da Redação - Alline Marques / Reportagem local - Jardel P. Arruda

Documento que pede revogação do novo Ensino Médio será entregue a ministro em visita a Cuiabá

Foto: Helder Faria / ALMT

Um documento que pede a revogação do Novo Ensino Médio, assinado por entidades mato-grossenses que representam os profissionais da Educação e estudantes, será entregue ao ministro da Educação, Camilo Santana (PT/CE), nesta quinta-feira (25) durante visita do gestor em Cuiabá e Rondonópolis. Este foi um dos encaminhamentos deliberados durante a audiência pública promovida esta semana para discutir o novo ensino médio.

A discussão reuniu integrantes do movimento estudantil, de sindicatos como o Sindicato dos Trabalhadores no Ensino Público de Mato Grosso (Sintep-MT), além de professores dos ensino médio e superior, que defenderam a revogação do novo modelo curricular. A Secretaria Estadual de Educação (Seduc) também participou do encontro. 

Além disso, o deputado estadual Lúdio Cabral (PT), que presidiu a audiência, aproveitou a oportunidade para cobrar uma mobilização da comunidade escolar para que haja o debate, principalmente no Congresso, e por fim que seja respondida a consulta pública aberta pelo MEC referente à reforma do Ensino Médio. 

A consulta pública encerra agora em junho e Lúdio se comprometeu a ajudar a divulgar e garantir que as pessoas se manifestem sobre o assunto. “Primeiro precisamos divulgar, difundirmos, a consulta pública aberta porque se tem algo que é quase consenso entre profissionais da educação que estão no chão da escola, jovens e famílias, é de que este modelo piora ainda mais o Ensino Médio. Temos que divulgar para que as pessoas falem e o Ministério da Educação crie uma proposta de reformulação para que encaminhe ao Congresso”, afirmou.  

Lúdio também destacou que a mobilização é importante porque tudo que for discutido pela consulta pública terá que passar pelo Congresso, então o processo de mobilização precisa acontecer. “O debate só está aberto porque houve mobilização no início do ano”, ponderou. 

A Lei nº 13.415/2017 alterou a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional e estabeleceu uma mudança na estrutura do ensino médio, ampliando o tempo mínimo do estudante na escola de 800 horas para 1.000 horas anuais (até 2022) e definindo uma nova organização curricular, mais flexível, que contemple uma Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e a oferta de diferentes possibilidades de escolhas aos estudantes, os itinerários formativos, com foco nas áreas de conhecimento e na formação técnica e profissional.

Porém, de acordo com Lúdio, o Ensino Médio no Brasil já é problema há muito tempo porque há uma evasão alta, muitas críticas à qualidade dessa formação e é um debate que se abriu em 2018 com a criação dos institutos federais que encontraram um caminho para isso. “Você assegura a formação de base científica, nas ciências exatas, natureza, humanas, linguagens, e dá oportunidade ao estudante, caso ele queira, de se qualificar profissionalmente por meio de um ensino médio integrado e pode buscar a universidade ou mercado de trabalho de acordo com a sua vontade”, explicou.
Clique aqui, entre na comunidade de WhatsApp do Leiagora e receba notícias em tempo real.

Siga-nos no Twitter e acompanhe as notícias em primeira mão.


 

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet