Cuiabá, domingo, 28/04/2024
15:54:50
informe o texto

Notícias / Política

29/05/2023 às 14:01

Mauro afirma que já cumpre a lei sobre maquinários apreendidos e que deputados discutem temas atrasados

“Mais de 95% do que é apreendido está cautelado com prefeituras e dentro do que lei determina”, diz o governador

Paulo Henrique Fanaia

Mauro afirma que já cumpre a lei sobre maquinários apreendidos e que deputados discutem temas atrasados

Foto: Mayke Toscano / Secom-MT

O governador Mauro Mendes (União) comentou acerca do projeto de lei que tramita na Assembleia Legislativa de Mato Grosso e que visa estabelecer critérios na adoção de medidas punitivas em casos de infração ambiental, doando equipamentos apreendidos para a agricultura familiar. De acordo com Mauro, os deputados estaduais estão atrasados nessa discussão, afinal mais de 95% dos equipamentos apreendidos já estão sobre cautela de prefeituras do estado, tal como manda a Lei Federal.
 
“Mais de 95% do que é apreendido está cautelado com prefeituras e dentro do que lei determina. Não precisa de uma lei dessa, já tem uma lei que fala sobre isso. Estamos aplicando essa lei. O deputado pode fazer o que acha que deve, agora, dizer que vai fazer, já tem Lei Federal que diz o que fazer e nós seguimos as leis federais. Já apreendemos centenas de máquinas e a grande maioria já estão acauteladas com prefeituras. O que eles estão pensando em fazer nós já estamos fazendo há muito tempo”, afirmou o governador.
 
Atualmente, tramita na Assembleia Legislativa um projeto de lei de autoria do deputado estadual Diego Guimarães (Republicanos) que estabelece critérios na adoção de medidas punitivas em casos de infração ambiental. A ideia é evitar que equipamentos e produtos sejam destruídos. De acordo com o projeto, a aplicação da medida de destruição ou inutilização de produtos, subprodutos ou instrumentos utilizados na prática da infração ambiental deverá ser precedida de anuência expressa e clara do chefe da operação, nomeado e identificado antes do início dos trabalhos.

Quem também engrossa o coro do governador é a secretária de Meio Ambiente, Mauren Lazzaretti. A secretária alerta para a inconstitucionalidade da proposta que tramita na AL e pondera ainda que em Mato Grosso a inutilização dos equipamentos trata-se de uma exceção e apenas 3% do maquinário apreendido é inutilizado.
Clique aqui, entre na comunidade de WhatsApp do Leiagora e receba notícias em tempo real.

Siga-nos no Twitter e acompanhe as notícias em primeira mão.


 

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet