Cuiabá, segunda-feira, 29/04/2024
02:04:36
informe o texto

Notícias / Política

28/05/2023 às 09:00

A pouco mais de 1 ano das convenções, Cuiabá já tem 12 pré-candidatos

Este número pode chegar a 14 se conta com alguns partidos que sempre costumam lançar candidatos na disputa eleitoral da capital como Psol e Novo

Kamila Arruda

A pouco mais de 1 ano das convenções, Cuiabá já tem 12 pré-candidatos

Foto: Luiz Alves

A pouco mais de um ano para o início do período de convenções partidárias, a movimentação dos pretensos candidatos se intensificam e já são 12 pré-candidatos a prefeitura de Cuiabá e ainda conta com a possibilidade de chegar a 14, levando em conta alguns partidos que costumam marcar presença nos pleitos. 

Há partidos políticos, inclusive, que tem mais de uma liderança brigando para representar a sigla no pleito de 2024, como o União Brasil e a Federação Brasil da Esperança, composta pelo PT, PV e PCdoB.

No União Brasil a disputa ocorre entre o deputado estadual Eduardo Botelho e o deputado federal Fabio Garcia. Ambos almejam concorrer a prefeito da Capital no ano que vem, e buscam o apoio do partido para viabilizar o projeto eleitoral.

Na Federação, a colisão é entre duas legendas, o PT e o PV. Isso porque, os dois partidos têm nomes para a disputa majoritária. O Partido dos Trabalhadores (PT), por exemplo, aposta no deputado estadual Lúdio Cabral (PT), uma vez que ele tem aparecido bem colocado nas pesquisas de cunho interno.

Contudo, também não descartam apresentar o nome da ex-deputada federal Rosa Neide (PT), que apesar de não ter sido reeleita no pleito do ano passado, teve uma votação expressiva, conquistando mais de 124 mil votos.

Por outro lado, o PV trabalha o nome do vice-prefeito José Roberto Stopa. Aliado de primeira hora do prefeito Emanuel Pinheiro (MDB), Stopa quer aproveitar o espólio político do emedebista, que não pode mais disputar a reeleição. Por outro lado, terá também que encarar todo o desgaste da atual gestão. 

A briga dentro da Federação, contudo, se dá justamente por conta da 'herança Emanuel'. O PT não quer vincular a sua imagem e, consequentemente, da Federação, a do atual chefe do Executivo Municipal.

Outro partido que também possui duas opções para a Prefeitura de Cuiabá é o PSB. A Executiva Estadual da agremiação afirma que tanto o deputado estadual Beto 2 a 1, quanto o secretário de Estado Allan Kardec, tem condições de representar a legenda no processo eleitoral de 2024. Porém, a legenda conta ainda com a médica Natasha Slhessarenko, que ainda não se manifestou sobre o assunto, mas é citada pelos próprios colegas de partido. 

Apesar do excesso de nomes, Beto 2 a 1 já descartou a possibilidade de disputar as eleições. Ele afirma que acabou de ser conduzido à Assembleia Legislativa e está focado em seu trabalho como deputado. Já Kardec, não descarta a possibilidade, caso seja convocado pelo partido. Enquanto isso, Natasha segue numa fase mais recolhida, apesar de suas redes sociais demonstrarem que ela continua antenada na política e vem se posicionando sobre diversos assuntos. 

Ainda analisam entrar na disputa pelo comando do Palácio Alencastro o deputado estadual Paulo Araújo, representando o Progressistas, que acabou de romper com Emanuel. Porém, ele faz parte do grupo do governador Mauro Mendes (União) e pode acabar recuando da disputa. 

O vereador por Cuiabá Renivaldo Nascimento admitiu ter interesse em colocar seu nome para disputa a prefeitura pela Federação Cidadania/PSDB. O presidente do PSDB, Carlos Avallone, já deixou claro que tem interesse que a sigla tucana volte a ter um nome na disputa.

O ex-deputado estadual Ulysses Moraes, que trocou o PTB pelo Podemos também já teria desmontrado interesse em sair para as eleições, mas ele não encontrou respaldo nem mesmo no único vereador da legenda, que é Dilemário Alencar, que ao que tudo indica apoiará o velho aliado: Abílio Brunini (PL).

O liberal, inclusive, é quem lidera as pesquisas e vem surfando ainda no rescaldo da eleição de 2020 quando levou a disputa para o segundo turno contr Emanuel Pinheiro (MDB) e acabou derrotado por ter adotado uma postura mais 'agressiva' na reta final.

Vale destacar, que de todos os condidatos, Abilio é o que está em uma situação mais confortável no partido, e já está trabalhando forte nos bastidores em busca de apoio.

Três anos depois da derrota, o parlamentar parece ter amadurecido na política e atualmente tem buscado até mesmo grupo dos quais ele não era tão próximo. E para fortalecer o seu projeto, o congressista já articula o apoio de algumas lideranças e partidos, como do Republicanos. Ele, inclusive, já ofereceu a vaga de vice em sua chapa para o partido.

Apesar do apoio das Executivas Nacional e Estadual, Abílio enfrenta resistência no diretório municipal do PL. A única 'pedra no sapato' atualmente é o vereador Chico 2000, que teria colocado o nome para a disputa tentando travar uma disputa interna no PL. O presidente da Câmara é aliado de Emanuel e tenta dar uma segurada no projeto do colega de partido. 

Figurinhas carimbadas 

Além dos nomes já colocados que podem concorrer ao comando do Palácio Alencastro no pleito do próximo ano, existem ainda os partidos políticos que não ficam de fora da disputa majoritária como o Novo e o Psol.

O primeiro, com um viés mais neoliberal, contou com o consultor em gestão Paulo Grando, na eleição passada. Já a segunda legenda, que tem é ligada à esquerda, conta com algumas figuras já conhecidas como o Procurador Mauro, além de Moisés Franz e Gilberto Lopes, que se revezam nas disputas nos últimos anos. 

Eleição passada

Na eleição de 2020, Cuiabá contou com oito candidatos. 

Convenções


Vale lembrar que, conforme o calendário eleitoral, as convenções partidárias são realizadas entre os meses de julho e agosto do próximo ano. São nelas que os partidos políticos homologam as candidaturas majoritárias e proporcionais.
 
Clique aqui, entre na comunidade de WhatsApp do Leiagora e receba notícias em tempo real.

Siga-nos no Twitter e acompanhe as notícias em primeira mão.


 

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet