Cuiabá, segunda-feira, 29/04/2024
02:59:30
informe o texto

Notícias / Política

29/05/2023 às 14:49

Vídeo em que Cattani conversa com vacas e debocha de feministas pode ser analisado por Comissão de Ética

A informação foi confirmada por Janaina Riva que ainda classificou o vídeo como uma “fala carregada de ódio”

Paulo Henrique Fanaia

Vídeo em que Cattani conversa com vacas e debocha de feministas pode ser analisado por Comissão de Ética

Foto: Assessoria

Mais uma vez o deputado estadual Gilberto Cattani (PL) protagoniza uma polêmica na Assembleia Legislativa de Mato Grosso, mas desta vez a atitude dele pode ser passível de análise pela Comissão de Ética da Casa de Leis. A informação foi confirmada pela presidente em exercício da AL, a deputada Janaina Riva (MDB) que classificou o vídeo em que Cattani debocha de mulheres feministas e pede desculpas às suas vacas por compará-las com as militantes de “fala carregada de ódio”.

Em um vídeo que circula nas redes sociais, Cattani aparece em primeiro plano conversando com “interlocutoras” não identificadas. No vídeo, o deputado relembra as “interlocutoras” do dia em que comparou a gestação de mulheres com vacas em uma reunião de um grupo de deputados estaduais contra o aborto. Nos primeiros segundos do vídeo, Cattani chama as interlocutoras de “meninas” e diz que nunca teve a intenção de comparar a gestação delas com vacas.
 
Nos últimos momentos do vídeo divulgado pelo deputado, a câmera mostra que ele está na verdade conversando com duas vacas. “Meninas, eu quero que vocês fiquem sabendo que eu nunca comparei a gestação de vocês com outro animal ou qualquer coisa desse sentido. Isso foi uma questão que a mídia colocou como se a gente tivesse comparado vocês e denegrido vocês e a mídia colocou como se eu tivesse comparado vocês com as feministas, as militantes. Portanto quero pedir desculpas, eu jamais iria comparar vocês com feministas, me perdoem”, diz o deputado.
 
Única mulher entre os parlamentares da Assembleia Legislativa, Janaina disse em nota oficial que lamenta o nível do vídeo divulgado pelo colega deputado e repudia qualquer comparação entre mulheres e animais.
 
De acordo com a deputada, “tratar pautas femininas com tanta banalização e deboche demonstra o quanto ainda temos que avançar em política públicas que combatam a misoginia e o preconceito”. A deputada reforça, ainda, que as falas são passíveis de análise na Comissão de Ética.
 
“Num primeiro momento, o deputado negou que tenha feito essa comparação. Em mais um vídeo midiático, ele pede desculpas as vacas por compará-las com mulheres feministas, feministas são mulheres e a fala é carregada de ódio”, finaliza Janaina.
 
Na semana passada, a fala de Cattani já havia sido motivo de bate boca durante a sessão ordinária de quarta-feira (24).
 
Clique aqui, entre na comunidade de WhatsApp do Leiagora e receba notícias em tempo real.

Siga-nos no Twitter e acompanhe as notícias em primeira mão.


 

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet