Cuiabá, domingo, 28/04/2024
16:47:43
informe o texto

Notícias / Política

29/05/2023 às 17:50

Cattani pode ser acionado judicialmente pela OAB após postar vídeo debochado de conversa com vacas

Além disso, defensora pública de MT cobra posicionamento da Assembleia Legislativa

Luíza Vieira e Paulo Henrique Fanaia

Cattani pode ser acionado judicialmente pela OAB após postar vídeo debochado de conversa com vacas

Foto: JLSIQUEIRA / ALMT

Frente aos episódios polêmicos que marcam a trajetória política do deputado estadual Gilberto Cattani (PL), mais um. Desta vez, um vídeo postado pelo parlamentar em que se desculpa com vacas, por tê-las comparado a feministas, pode acarretar em uma ação judicial da Ordem dos Advogados de Mato Grosso (OAB/MT), que repudiou a conduta. Além da organização, a defensora pública Rosana Leite também não viu com bons olhos a atitude e cobrou por posicionamento da Assembleia Legislativa de Mato Grosso.

Em nota, a OAB/MT considerou a postura de Cattani como desrespeitosa e não condizente com a esperada de um parlamentar. Diante da situação, a instituição está estudando quais medidas judiciais e administrativas serão adotadas contra o deputado.

Por sua vez, a defensora pública Rosana Leite, em entrevista ao Leiagora, argumenta que a postagem do deputado fere os direitos humanos das mulheres e cabe à própria ALMT levar o caso à Comissão de Ética da casa para que seja averiguado. 

“Zelando pelos direitos humanos das mulheres e sabendo que  a pauta das mulheres tem que estar incluída dentro da política, eu tenho a plena certeza de que a própria Assembleia Legislativa irá levar o caso à comissão de ética”, destaca a defensora.

É importante apontar que Cattani é o presidente da Comissão de Direitos Humanos, Defesa dos Direitos da Mulher, Cidadania e Amparo à Criança, Adolescente e Idoso na AL e, se a comissão acolher a sugestão, investigará o caso contra o próprio presidente.

Inclusive, a presidente em exercício da Casa de Leis, Janaina Riva (MDB), já apontou que o colega fere justamente esses direitos e pode ser ter o caso analisado na Comissão de Ética.

A defensora Rosana Leite argumenta ainda que caso a OAB entre com alguma ação, a Defensoria Pública de Mato Grosso irá apoiar e que defensoras ainda irão se reunir para debater a situação. Ela destaca que, para além de leis que garantam direitos às mulheres, é preciso zelar para que as normativas sejam, de fato, cumpridas.

“Quando nós nos deparamos com uma fala dessas, mais uma vez nós temos que prestar atenção que não basta termos direitos. Nós temos que, todos os dias, zelar para que esses direitos, principalmente quando se fala em direitos humanos das mulheres, sejam cumpridos, sejam respeitados”, finaliza.
Clique aqui, entre na comunidade de WhatsApp do Leiagora e receba notícias em tempo real.

Siga-nos no Twitter e acompanhe as notícias em primeira mão.


 

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet