Cuiabá, domingo, 28/04/2024
17:09:01
informe o texto

Notícias / Polícia

29/05/2023 às 18:10

Criminosos envolvidos em tráfico de droga com uso de jatinhos são presos em operação federal

Os suspeitos utilizavam pista de voo clandestina para distribuírem as drogas entre as cidades de Mato Grosso

Luíza Vieira

Criminosos envolvidos em tráfico de droga com uso de jatinhos são presos em operação federal

Foto: Polícia Federal de Mato Grosso

A Polícia Federal expediu pela 4ª Vara Criminal da Comarca de Sinop (479 km de Cuiabá) três mandados de prisão temporária, cinco mandados de busca e apreensão, além de arresto de bens no próprio município e demais cidades como Primavera do Leste (243 km de Cuiabá), Belém (PA) e Novo Progresso (PA). A operação “Mãos ao Alto" tem o objetivo de combater os crimes de tráfico de drogas no modal aéreo, associação para o tráfico e organização criminosa.

A operação, deflagrada nesta segunda- feira (29), visa atingir o núcleo da organização criminosa, com a segregação temporária dos principais membros, além das apreensões de itens no interesse da investigação, de duas aeronaves e o arresto de ativos financeiros, no montante de R$ 10 milhões

A ação teve início em fevereiro com apoio da operação conjunta da Polícia Federal, Gefron, Polícia Militar e CIOPAER, que interceptou a aeronave de pequeno porte, assim que pousou no aeroporto Presidente João Batista de Figueiredo, em Sinop, com 462 kg de cocaína. Na ocasião o piloto foi preso em flagrante delito e os seus aparelhos telefônicos foram apreendidos. 

Após a prisão, as forças policiais apreenderam mais 1.700 kg de cocaína escondidos entre folhas e lonas, em uma região de mata no pantanal de Poconé. Depois de identificar a origem do trajeto da aeronave, em uma pista clandestina localizada no interior da fazenda São José, naquele município. Assim a droga apreendida em Sinop seria apenas uma parte daquela mantida em depósito pelo mesmo grupo criminoso em Poconé, que ainda seria transportada de avião..

A operação “Mãos ao Alto”, faz alusão a abordagem realizada ao piloto durante flagrante no aeroporto municipal de Sinop, quando foi verbalizado, logo após o pouso, para que mantivesse suas mãos para cima até que todos estivessem em segurança, já que o fato ocorreu no horário de grande movimento de passageiros no aeroporto.
Clique aqui, entre na comunidade de WhatsApp do Leiagora e receba notícias em tempo real.

Siga-nos no Twitter e acompanhe as notícias em primeira mão.


 

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet